PUB
Recheio 2024 Institucional

Matosinhos: Casa da Arquitetura guardará espólio de Souto de Moura

Matosinhos: Casa da Arquitetura guardará espólio de Souto de Moura

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“A confiança que o arquiteto Souto de Moura depositou em nós credibiliza mais ainda o projeto da Casa da Arquitetura, que rapidamente adquirirá a projeção internacional que a arquitetura portuguesa justifica”, frisou Guilherme Pinto.

O espólio do Pritzker Eduardo Souto de Moura, que já está a ser tratado, vai ficar à guarda da Casa da Arquitetura, em Matosinhos. Segundo avançou a autarquia local, a entrega do acervo já foi concretizada no final do ano passado e, em breve, será formalizada, assegurando que o património “permanecerá em Portugal”.
Para o presidente da câmara, Guilherme Pinto, é “uma honra” para o concelho que um legado com esta dimensão cultural lhe seja entregue, para que possa ser preservado e divulgado. “Por outro lado, a confiança que o arquiteto Souto de Moura depositou em nós credibiliza mais ainda o projeto da Casa da Arquitetura, que rapidamente adquirirá a projeção internacional que a arquitetura portuguesa justifica”, sublinhou. De referir que as obras para as instalações do equipamento vão avançar em breve, num investimento estimado em cerca de três milhões de euros. Do acervo de Souto de Moura entregue fazem parte 402 maquetas de estudo, em cartão prensado, de um conjunto muito vasto de projetos, tendo sido igualmente entregue a coleção de maquetas de apresentação “Temi di projeti – Obras e Projetos de Eduardo Souto Moura”, na maioria em madeira, de 21 projetos, para além de 54 painéis fotográficos com fotos do Luís Ferreira Alves e, em alguns casos, esquissos do Souto de Moura.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile