CIN - Branco Perfeito

Matosinhos atribuiu 63 cartões Bombeiro

Matosinhos atribuiu 63 cartões Bombeiro

Contribuir para a preparação física dos bombeiros do concelho e conceder-lhes alguns benefícios sociais são os objetivos do programa, “inovador a nível nacional”, lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela empresa municipal de desporto Matosinhos Sport em 2019 e que, este ano, chegou a 63 operacionais.

Destinado aos bombeiros das quatro corporações do município – Leixões, S. Mamede de Infesta, Matosinhos-Leça e Leça do Balio – o “Cartão Bombeiro de Matosinhos” foi entregue, em 2019, a 280 operacionais das quatro corporações, que lhes permitiu aceder, entre outros, a um plano de treinos específicos, que envolveu trabalho cardiovascular e cardiorrespiratório bem como de resistência muscular.

Este ano, foram entregues mais 63 cartões Bombeiro de Matosinhos, cartão que permitirá a estes operacionais aceder a um conjunto de vantagens.

“No caso do desporto, e graças a um protocolo de adesão da Matosinhos Sport, o apoio é de 100%. Ao longo do ano, os bombeiros têm direito à prática desportiva nas setes piscinas municipais e nos três ginásios geridos pela empresa municipal de desporto”, informa a autarquia, acrescentando que as aulas deverão ser previamente marcadas na receção das piscinas e ginásio municipal.

Além disso, a Matosinhos Sport desenhou um programa de treino específico para os bombeiros, polícias municipais e colaboradores da proteção civil. Denominado por “Endurance Training”, o programa estará disponível nas piscinas municipais de S. Mamede de Infesta, Leça do Balio e Matosinhos e ainda no Centro de Congressos, no ginásio MSFIT.

Os bombeiros têm ainda acesso gratuito à avaliação e prescrição de exercício físico num dos gabinetes de avaliação disponíveis em quatro piscinas municipais e no ginásio municipal.

Segundo adianta a autarquia, brevemente estarão disponíveis mais dois gabinetes de avaliação e prescrição do exercício físico nas piscinas municipais (Senhora da Hora e Leça do Balio) bem como o serviço de nutrição, um serviço gratuito para os bombeiros e também para os utilizadores das piscinas municipais.

Além do desporto, o Cartão Bombeiro de Matosinhos prevê outros incentivos, como o apoio escolar, de acordo com os escalões, para os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário; a entrada gratuita nos museus municipais; o desconto de 50% em dois bilhetes, por espetáculo, promovido pelo Município, por bombeiro; a disponibilização do Gabinete de apoio psicossocial; a isenção de taxa no licenciamento da atividade de guarda noturno ou a redução de 50% na Taxa de recolha de Resíduos equiparados a domésticos e na Taxa de Resíduos Sólidos Urbanos; e o apoio ao arrendamento para os bombeiros voluntários a residir em Matosinhos, “que terão prioridade no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento – PMAA, caso a sua situação financeira o permita”.

Foto: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes