PUB
Junta da Galiza

Matosinhos assinala Dia do Pescador

Matosinhos assinala Dia do Pescador

Com esta iniciativa, que vai decorrer na sexta-feira, dia 31 de maio, a autarquia pretende realçar a importância do setor da pesca na economia do concelho, bem como prestar homenagem ao trabalho árduo e profícuo dos pescadores, operários e empresários conserveiros matosinhenses de hoje e do passado.

A Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com o NAPESMATE, celebra a 31 de maio o Dia do Pescador.

O programa da comemoração contempla a apresentação e exibição do documentário “Portugal tem lata”, que “aborda um verdadeiro caso de estudo e de sucesso em todo o mundo, a história ao longo de cerca de dois séculos e o papel da indústria conserveira portuguesa, com particular destaque para Matosinhos que, em tempos, foi o maior porto de pesca do mundo e o maior centro conserveiro do planeta”, avança a autarquia.

Produzido recentemente pela produtora portuguesa Newtalks, com argumento e realização de Rui Pregal da Cunha, antigo vocalista da banda “Heróis do Mar”, e João Trabulo, que apresentará o documentário, juntamente com o historiador Joel Cleto.

De referir que o filme contou com a participação das técnicas de arquivo e fotografia da Câmara de Matosinhos, assim como de responsáveis e operários das fábricas de conservas Pinhais, Ramirez e Portugal Norte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A sessão tem início às 14h, no Salão Nobre da autarquia, e no final da exibição haverá ainda lugar à degustação de conservas produzidas no concelho.

A comemoração do Dia do Pescador terminará pelas 18h com a reabertura do Núcleo Museológico do Mar, do NAPESMATE, na antiga Escola do Bairro dos Pescadores, após obras de beneficiação, a cargo da autarquia.

Criado em 2012, este núcleo museológico tem como missão central estudar, preservar e promover a memória dos pescadores de Matosinhos. “A exposição permanente visa dar vida e conservar memórias, com a mostra de objetos que fizeram parte do ‘modos vivendi’ de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses, doados por estes ou seus familiares ao NAPESMATE”.

Foto: Arquivo

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem