RECHEIO 50 ANOS

Matosinhos assina acordo para ser “cidade verde”

Matosinhos assina acordo para ser “cidade verde”

Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Matosinhos tem implementado diversas ações que valorizam a sustentabilidade, com o intuito de se tornar uma cidade “cada vez mais verde”. O objetivo ganhou uma nova força na última semana, com a adesão ao “Acordo Cidade Verde”. 

Em comunicado, a autarquia explica que se trata de um movimento voluntário de autarcas europeus que pretende, de uma forma geral, “tornar as cidades mais verdes, mais limpas e mais saudáveis”. 

“Em 2030, as cidades serão locais atraentes para viver, trabalhar e investir, e apoiarão a saúde e o bem-estar dos europeus”. Esta é a “ambiciosa visão” partilhada pelos signatários, que se comprometem a lutar para que os cidadãos europeus “respiram ar puro, desfrutem de água limpa, tenham acesso a parques e espaços verdes e sintam menos ruído ambiente”. 

Além disso, o acordo visa também fazer da economia circular uma realidade e minimizar o desperdício “graças a uma maior reutilização, recuperação e reciclagem”.

Em Matosinhos, em concreto, o executivo liderado por Luísa Salgueiro compromete-se a “intensificar esforços” em cinco áreas de atuação, nomeadamente no que respeita à “qualidade do ar”, “qualidade da água, natureza e biodiversidade”, “redução dos níveis de ruído”, “economia circular” e “resíduos”. 

“O município deverá estabelecer, nas áreas mencionadas, níveis básicos e definir metas ambiciosas no prazo de dois anos, bem como implementar políticas e programas de forma integrada e monitorizar e comunicar regularmente sobre a implementação e progresso dessas políticas e programas”, conclui a Câmara Municipal.

Foto: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes