PUB
Recheio 2024 Profissional

Matosinhos apresenta sistema que permite a partilha de ocorrências entre bombeiros, polícia e proteção civil

Matosinhos apresenta sistema que permite a partilha de ocorrências entre bombeiros, polícia e proteção civil

O município de Matosinhos dispõe, desde esta quinta-feira, de um sistema “pioneiro no país” que permite a partilha de informação de ocorrências entre bombeiros, polícia municipal e proteção civil, em tempo real. 

Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal explica que o Sistema Municipal de Gestão de Emergência de Matosinhos (SMGEM) faz “uma integração das ocorrências, cruzando dados, gerindo meios e recursos”, o que “diminui os tempos de resposta” e permite atuar de forma “mais célere e eficaz” às diferentes ocorrências. 

“Sempre que a Central de Emergência Municipal receber uma chamada a dar conta de uma ocorrência é feito um registo, enviado um e-mail para o piquete da Proteção Civil, a quem cabe fazer a avaliação no local”, salientou José Pedro Rodrigues, vereador da Proteção Civil. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Entre as principais vantagens do modelo, está o facto de, imediatamente após a avaliação, poderem ser acionados operacionais e equipamentos para solucionar o problema e ser possível averiguar os equipamentos que estão disponíveis numa determinada zona, em cenários mais complicados, que seja necessária a retirada de pessoas.  

“Num caso de ocorrências extremas, como incêndios ou inundações, possibilita avisar as pessoas da proximidade dos incidentes e indicar os melhores procedimentos a adotar”, destacou o responsável, acrescentando ainda que o sistema permite também a “georreferenciação de surtos”. 

Foto: CM Matosinhos | Francisco Teixeira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem