Os alunos com idade igual ou superior a 13 anos, matriculados nas escolas de Matosinhos vão ter passe gratuito já a partir do próximo ano letivo, revela O Sapo. A medida foi aprovada, na terça-feira, por unanimidade, em reunião do executivo municipal e estima-se que vá abranger cerca de 8 mil a 9 mil estudantes.
De acordo com José Pedro Rodrigues, vereador dos Transportes e da Mobilidade, um dos objetivos desta iniciativa é “contribuir, de forma direta, para uma maior utilização dos transportes públicos pelos estudantes de todo o concelho” assim como “diminuir a utilização do transporte individual nas deslocações casa-escola”. Desta forma, continua, estar-se-á a evitar “constrangimentos devido à acumulação de carros junto às escolas” assim como a “criar um novo paradigma de utilização dos transportes públicos por parte das gerações mais novas e estabelecer alicerces para uma mudança de mentalidades”.
Consciente de que “a mudança de mentalidades não se consegue a curto prazo”, o responsável considera ser necessário promover, de imediato, políticas de promoção da utilização dos transportes públicos junto das gerações mais jovens.
Esta gratuitidade prolongar-se-á até os alunos concluírem o ensino secundário, reforçou José Pedro Rodrigues, de acordo com O Sapo, acrescentando que a inscrição para o passe estará disponível já a partir de agosto, na página oficial da Maré de Matosinhos.
O passe “Estudante-Maré” tem um custo estimado de 1,5 milhões de euros por ano. A autarquia assegurará até 500 mil euros deste investimento e a operadora ViaMove o restante.