Recheio 2023

Matosinhos acolhe pré-abertura do PortoCartoon-World Festival

Matosinhos acolhe pré-abertura do PortoCartoon-World Festival

Quantos rostos tem o cantor, compositor e Prémio Nobel da Literatura, Bob Dylan? Inúmeros, decerto, e 100 das possíveis caricaturas da carismática fisionomia do artista vão estar expostas a partir deste sábado, 18 de maio, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, na mostra que assinala a pré-abertura do PortoCartoon-World Festival.

Resultado de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição, com inauguração marcada para as 16h00, permitirá conhecer os melhores trabalhos que concorreram ao Prémio Especial de Caricatura que, este ano, o PortoCartoon dedicou ao músico que deu voz a canções tão célebres como “Blowin’ in the Wind”, “The Times They Are a-Changin”, “Like a Rolling Stone”, “Just Like a Woman”, “Mr. Tambourine Man” ou “Subterranean Homesick Blues”.

Em exposição, estará, também, o cartoon do brasileiro Luiz Carlos Fernandes, vencedor do Prémio Especial do PortoCartoon assim como os trabalhos que conquistaram o segundo e terceiro prémios, produzidos pelo australiano David Rowe e pelo português António Santos e por  Omar Figueroa Turcios, respetivamente.

A dimensão do fenómeno global e transgeracional que Bob Dylan continua a ser ficou sobejamente atestada pelo facto de este Prémio Especial, criado em 2013, ter sido o mais concorrido de sempre, a despeito de as anteriores edições terem sido dedicadas a personalidades como Hemingway, Mandela, Chaplin, Picasso, Woody Allen, Amália Rodrigues ou Cristiano Ronaldo.

Para Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “Dylan construiu, num certo sentido, a sua própria iconografia, mas também a sua própria caricatura”, razão pela qual considera que talvez esse “seja o motivo mais óbvio para explicar o enorme sucesso deste Prémio Especial de Caricatura”.

A mostra estará patente até ao dia 9 de junho.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional