PD - revista Sabe Bem

Matosinhos abre concurso para requalificação do Bairro dos Pescadores

Matosinhos abre concurso para requalificação do Bairro dos Pescadores

O município de Matosinhos abriu o concurso público para a obra de requalificação do Conjunto Habitacional do Bairro dos Pescadores, cujas obras de intervenção estão previstas arrancar em janeiro do próximo ano. 

Com um prazo de execução de 12 meses, a obra vai contemplar intervenções “piloto” num dos edifícios, numa ação que visa também estimular os proprietários a implementar obras de beneficiação nos restantes imóveis, explica a MatosinhosHabit, em comunicado enviado à VIVA!. 

De acordo com a informação divulgada, as intervenções levadas a cabo pelo município vão “incidir ao nível das paredes exteriores, da cobertura e da substituição de todos os vãos exteriores”. Quanto aos exteriores, vão recair na reabilitação e requalificação de toda a área envolvente, sobretudo através da execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas.  

A estimativa do valor total desta operação será de um milhão de euros, sendo que nesta primeira fase, e conforme explica Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, “incluiu-se a intervenção nos espaços exteriores e apenas num bloco de habitações, onde a MatosinhosHabit é maioritariamente proprietária”.  “O objetivo é que esta ação sirva de referência para os proprietários privados das restantes edificações avançarem com obras, que poderão ser abrangidas pelo programa de habitação «1.º Direito»”, completa. 

Com esta iniciativa, a MatosinhosHabit pretende melhorar a qualidade de vida dos residentes, abrindo “o bairro à cidade, quer em termos físicos, quer sociais”, destaca o responsável. 

Localizado no concelho de Matosinhos, o Bairro dos Pescadores é um conjunto habitacional composto por vários blocos habitacionais, sendo alguns de propriedade mista, de habitações públicas e privadas, como é o caso do bloco a ser intervencionado.  

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.