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Mariana Machado

Mariana Machado

A influenciadora portuense que ilumina o digital

Com mais de 150 mil seguidores no Instagram, Mariana Machado tornou-se numa das maiores influenciadoras digitais portuguesas. Diariamente ilumina o universo da moda e das redes sociais com looks de cortar a respiração. A irreverência vigora em todas as propostas apresentadas, aliada à simplicidade e requinte que lhe são tão característicos. Nesta edição natalícia, a VIVA! falou com a “it girl”portuense e dá-lhe a conhecer o seu lado mais intimista…

Os primeiros passos no digital começaram em 2015, de forma muito esporádica, enquanto conciliava o trabalho como enfermeira, profissão na qual sempre investiu bastante, onde era muito bem sucedida e que exerceu durante cerca de oito anos. “Trocar o certo pelo incerto é sempre uma decisão difícil”, mas Mariana Machado não se permitiu temer e, em 2018, arriscou tudo e passou a dedicar-se exclusivamente à área pela qual se apaixonou e onde se sente verdadeiramente feliz e realizada, o digital. “A determinada altura, os horários eram incompatíveis e acabava sempre por esgotar os meus dias de férias para trabalhar para o digital. Depois as férias também deixaram de ser suficientes e tive que tomar uma decisão”, partilhou.

Uma decisão bastante ponderada, onde “tudo foi acontecendo… Quase como se este caminho fizesse parte da minha vida, sem eu o saber”. Tudo se iniciou através do blog Double Trouble, criado com a amiga Eduarda, onde partilha conteúdos relacionados com lifestyle, moda e beleza, e em nome individual, nas redes sociais, onde foi ganhando uma legião cada vez maior de fãs, que, diariamente, se inspiram nas suas partilhas, constantemente enriquecidas a nível cultural, e nas diversas projeções que foi tendo no meio televisivo.

Cerca de dois anos depois de ter abandonado a carreira de enfermagem para se dedicar a 100% à profissão de blogger e influenciadora, Mariana Machado decidiu voltar a exercer, apenas em abril deste ano, a profissão na qual se licenciou, na Universidade Católica do Porto. O objetivo principal foi ajudar o Serviço Nacional de Saúde numa altura em que mais precisava.

O gosto pela moda surgiu desde tenra idade por “influência da mãe e das tias”, revelou a influenciadora que descobriu também a sua veia empreendedora ainda em criança. “A minha avó contou-me que, em pequena, montava bancadas na casa dela para vender sumos de laranja e ramos de flores. Só aí é que percebi que, desde cedo, havia uma alma empreendedora em mim”, contou, sorridente.

Depois do lançamento da “Bohemian Rhapsody”, uma coleção de praia que apresentou este verão, com a NYOS Swimwear, dedicada a “mulheres de sucesso, reais, que são uma inspiração e estão em constante ascensão” e “na qual cada corpo encontra o seu biquíni ou fato de banho ideal”, como descreveu, em entrevista, na altura, à NiT, e de várias “parcerias com marcas para a criação de coleções cápsula”, Mariana Machado criou, este ano, a sua própria marca de roupa, intitulada iUKIYO. Uma marca 100% nacional e 100% algodão orgânico, que surgiu durante o confinamento, e que viu recentemente a sua primeira coleção lançada, UKIYO, uma linha de training confortável, que mostra que os fatos de treino podem ser utilizados de diversas formas, e não apenas em casa ou para momentos desportivos. “O termo «athleisure» apareceu há uns anos e a moda desportiva veio para ficar”, lê-se no site da marca, que ganhou vida em parceria com a amiga, e também influenciadora nortenha, Mariana Castro Moreira.

A dica da it girl portuense: Os acessórios são a “peça chave” que nunca podem faltar num bom look. Fazem sempre a diferença, completam-no e enriquecem-no.

O nome da coleção, UKIYO, é uma palavra japonesa que significa “viver o momento, desligando dos problemas da vida”. “O que precisamos para diminuir a nossa ansiedade. O «i» significa que «eu» (e cada uma de vocês) deve, de facto, seguir à risca o que a palavra me manda. Viver o momento, viver o presente, estar aqui e agora! Sem nos focarmos nos problemas, mas sim nas soluções, agarrarmo-nos às melhores coisas que cada dia nos dá”.

“Estou certa de que cada vez mais as coleções vão deixar de ser sazonais e passar a ser mais intemporais. Os materiais são também uma preocupação muito grande na IUKIYO, usamos apenas algodão 100% orgânico. Por isso, penso que a tendência é uma maior consciencialização das nossas necessidades e do mundo que nos rodeia”.

Além disso, Mariana Machado, que é ainda sócia na gestão de uma loja on-line, Two Boutique, concretizou, também este ano, o sonho de lançar a sua coleção cápsula de calçado, com a Gold & Rouge, estando já a preparar a linha de verão, revelou. Ser ativa e empreendedora em todas as áreas foi uma preocupação que a influenciadora teve desde que enveredou pelo mundo digital, uma vez que é apologista de que não se devem colocar “todos os ovos na mesma cesta”.

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Trabalhar nesta área, envolta num profundo glamour, pode ter tanto de aliciante como de desafiante. “A maioria das pessoas não conhece o modo de trabalho e pensa que não há esforços envolvidos para se ter sucesso. Não imagina ou sabe o investimento que é necessário, entre máquinas fotográficas, lentes, programas de edição, computadores, drones, viagens, hotéis, restaurantes, roupas, acessórios…Enfim, o que precisamos para garantir a qualidade do nosso trabalho”, lamentou a it girl portuense.

“A maioria das pessoas não conhece o modo de trabalho e pensa que é só glamour, que não há trabalho nem esforços envolvidos para se ter sucesso”.

Aliadas aos investimentos financeiros envolvidos estão ainda as horas de trabalho a fio que são dedicadas a programar e desenvolver conteúdos. “Sou eu que faço a gestão de tudo, com a ajuda do meu marido. Cada dia é diferente e entre fotografar, filmar, editar… há ainda telefonemas, videochamadas, reuniões, mensagens no WhatsApp, atualizações no Instagram, Facebook, Shopify, tudo!”.

“Estar sempre a inovar, garantir que todos os meses há salário para as equipas que trabalham comigo e não conseguir desligar do telemóvel um único dia são os principais desafios do digital”

Para muitos esta é uma profissão que ainda pode ser vista com “maus olhos”, embora este seja um estereótipo que, cada vez mais, tem vindo a ser colmatado em Portugal por influenciadores como a Mariana, que se esforçam, afincadamente, para levar até ao seu público o melhor conteúdo possível. “Muitas vezes digo que trabalho no ramo da publicidade e marketing”, revelou, admitindo que a necessidade de estar constantemente a inovar, de garantir o salário de todas as equipas que trabalham consigo e a dificuldade de não conseguir desligar do telemóvel um único dia são os principais desafios do digital.

Acostumada a participar em inúmeras Semanas da Moda, de prestigiadas cidades europeias, – e não só! -, a influenciadora já teve, inclusive, a oportunidade de assistir ao desfile do Tommy Hilfiger, em Nova Iorque.

“Foi a primeira vez que fui a Nova Iorque e amei. Pude conhecer algumas figuras tanto do mundo digital como de filmes e televisão que sempre me inspiraram. Nesse dia senti-me no mundo encantado da blogosfera”, destacou, não escondendo a paixão que tem por viajar e onde admite sentir-se “mais criativa”.

As áreas que mais explora nas suas redes são moda, lifestyle e viagens. Com uma estética apurada, Mariana conquistou o seu público de Norte a Sul de Portugal e o apoio de inúmeras marcas nacionais e internacionais, tornando-se, rapidamente, uma das melhores referências do digital no país.

Apesar dos vários constrangimentos de 2020, este tem sido um ano, profissionalmente, marcante para Mariana, que cresce a um ritmo galopante. Uma projeção que atribui ao “muito trabalho e empenho”. “Para mim esse é sempre o caminho do sucesso”. Para o futuro, adivinha-se “mais uma coleção de roupa, desta vez de pijamas confortáveis e práticos”, que considera ser “uma falha no mercado”, a coleção de verão com a Gold & Rouge e com a Two. “Vamos começar a ter produção própria”, revelou.

Já no campo pessoal fica, por sua vez, o desejo de conseguir passar o Natal em família, junto dos seus avós, e o sonho de ser mãe, dos únicos que ainda falta concretizar. Sempre com o Porto como cenário principal, numa história de vida “tranquila e feliz”!

“O medo existe como proteção, por isso, se tivermos receio é porque estamos a agir de forma consciente. E se é consciente é uma boa decisão. Com trabalho, esforço, sacrifício, compromisso e responsabilidade tudo se faz! Crescemos a corrigir os nossos erros e devemos enaltecer as vitórias”, aconselhou Mariana Machado, que largou tudo em busca de um sonho.

A sessão fotográfica com a influenciadora decorreu no emblemático espaço portuense Negra Café Baixa.

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