PUB
Recheio 2024 Profissional

Marcelo Rebelo de Sousa no 108.º aniversário da U. Porto

Marcelo Rebelo de Sousa no 108.º aniversário da U. Porto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na Reitoria da Universidade do Porto na tarde da passada sexta-feira, onde presidiu à sessão solene comemorativa do 108.º aniversário da instituição.

“A gratidão, a lembrança do passado e a vocação do futuro”. Foi com estes três motes que o chefe de estado arrancou um extenso e sentido agradecimento à Universidade do Porto. “Gratidão por mais de um século de história” e “de serviço a Portugal, à Educação, à Ciência, à Investigação, ao Desenvolvimento, à Cultura, ao Progresso Social, Económico e Humano”, salientou, enquanto recordou que esta é, também, uma história da qual faz parte, enquanto membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito (FDUP) e Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto.

 “Esse vosso passado acabou por acicatar o vosso melhor e tornar sonhos em realidades. Sempre a pensar no futuro”, notou Marcelo Rebelo de Sousa. Futuro esse que explica os “rankings notáveis e inspiradores” e os “centros de excelência em tão variados domínios” que definem a o ensino e a investigação da Universidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Antes do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, coube ao reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, usar da palavra, fazendo um ponto de situação do momento em que a instituição vive. Na sua intervenção, começou por destacar o “complexo” problema do alojamento que vem mobilizando a comunidade estudantil, referindo os esforços contínuos “junto de diferentes parceiros para encontrar soluções para a falta de alojamento a preços comportáveis” que a atual equipa reitoral tem levado a cabo.

Além dos projetos já anunciados, e que incluem a requalificação da Residência Alberto Amaral, o reitor revelou que há “diligências em curso para criar camas na Messe dos Sargentos do Porto, num edifício da Lutuosa de Portugal nos Aliados e num edifício da Universidade na Carvalhosa, junto à antiga Faculdade de Farmácia.” Outro projeto também a decorrer é o da “recuperação e renaturalização da Ribeira da Asprela”, movidas por um consórcio de que a U.Porto faz parte, “que vai melhorar a qualidade ambiental do campus universitário e criar um novo pulmão verde na cidade”.

A sessão solene contou, ainda, com os discursos de Artur Santos Silva, presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Miguel Cadilhe, presidente do Conselho de Curadores e de Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana, e oradora convidada da cerimónia. No Dia da Universidade, foram, também, reconhecidos, publicamente, o mérito a estudantes e professores que se distinguiram ao serviço da instituição durante o último ano.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem