A sessão que assinala o 192.º aniversário da Faculdade de Medicina terá como orador convidado o professor universitário e Conselheiro de Estado Adriano Moreira e contará ainda com as intervenções do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, da Diretora da FMUP, Maria Amélia Ferreira, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar São João, António Oliveira e Silva, e dos representantes dos funcionários e estudantes – para além do próprio Presidente da República.
O evento serve ainda de palco à imposição das insígnias aos novos doutores e à distinção dos novos agregados. Serão igualmente entregues três galardões: Prémio Fundação Ernesto de Morais (para o melhor estudante de Citogenética e Ciclo Celular), Prémio PBJ Santander Scientific Excellence Award (para o melhor artigo publicado na revista Porto Biomedical Journal) e Prémio Maxdata Excelência em Medicina (para o melhor estudante do curso de Medicina).
A sessão marca ainda o “22.º aniversário das comemorações do Dia da FMUP”, efeméride que será assinalada com o lançamento de uma exposição, um documentário e um livro – “Dia da FMUP: Tradição e Futuro”, numa organização oordenada por Amélia Ricon-Ferraz.
Apesar de instituída com o nome Faculdade de Medicina em 1911, no momento de fundação da Universidade do Porto, a FMUP é herdeira direta da Real Escola de Cirurgia, criada por alvará régio de 25 de junho de 1825, constituindo-se assim como uma das mais antigas escolas de saúde do país.