PUB
Recheio 2024 Institucional

Maratona do Porto vai voltar a passar pela emblemática Ponte Luís I

Maratona do Porto vai voltar a passar pela emblemática Ponte Luís I

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e dá vontade de correr. O ditado não é bem assim, mas pelo menos no dia 5 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, a constante vai ser essa. Posto isto, a Maratona do Porto voltará a Vila Nova de Gaia, após quatro anos desde a última vez que a corrida atravessou ambas as margens do rio. 

A icónica corrida foi anunciada no dia 26 de outubro, quinta-feira, quando o diretor-geral da organizadora Runporto relembrou: “Foi assim que ela nasceu e acho que é assim que ela tem de perdurar. A maratona do Porto não é a mesma coisa ao não atravessar a ponte Luís I, embora tenhamos tido experiências extraordinárias, nomeadamente com Matosinhos, na travessia do Porto de Leixões, que também é muito bonita. Agora, de facto, unir estas três cidades através da ponte Luís I será outra coisa”, acrescentou Jorge Teixeira, tal como cita o portal de notícias da Câmara de Gaia.

É de relembrar que as obras no tabuleiro inferior da Ponte Luís I impediram a passagem por Gaia em 2021 e 2022, após o cancelamento da edição de 2020 devido à pandemia de COVID-19.

Esta será a 19ª edição da Maratona do Porto, que é tradicionalmente a corrida de maior participação em Portugal, com um percurso de cerca de 42 quilómetros. A competição contará com o habitual grupo de atletas africanos, que participam na prova em busca dos mínimos para os Jogos Olímpicos. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No entanto, sobre os participantes, Jorge Teixeira refere que “não são só os africanos que estão a tentar fazer mínimos, mas também os portugueses, dentro das possibilidades. Acho que a maratona do Porto é a única em Portugal na qual isso pode acontecer”, de acordo com a mesma fonte de informação.

A Maratona do Porto é reconhecida pela World Athletics e terá início às 8h de dia 5 de novembro, domingo, perto do Sea Life. Simultaneamente, acontecerá uma corrida de 10 quilómetros de caráter solidário. Para além disso, haverá uma caminhada de 6 mil metros, sem caráter competitivo e aberta a todas as idades. 

No total, as três competições contarão com cerca de 11 mil inscritos de 66 nacionalidades diferentes e terminarão no Queimódromo. A organização tem a expectativa de superar o recorde de participantes do evento pela terceira edição consecutiva.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz