PUB
Recheio 2024 Institucional

Maratona do Porto terá impacto económico de 12 milhões de euros

Maratona do Porto terá impacto económico de 12 milhões de euros

A 15.ª Maratona do Porto, que se realiza a 4 de novembro, contará com a participação de “7.000 estrangeiros”, provenientes de “71 países” e permanecendo na cidade, em média, “cinco dias”, daí resultando, segundo estima o diretor da prova, um “impacto económico de 12 milhões de euros”.

A par da corrida principal, na clássica distância de 42 195 metros, a EDP Maratona do Porto integrará ainda mais duas provas: a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, com 15 km de extensão e uma vertente solidária a favor da Associação Portuguesa de Osteoporose; e a Fun Race, uma caminhada com a distância de 6 km. O evento prepara-se assim para alcançar mais um recorde, ultrapassando pela primeira vez os 16 mil participantes no conjunto das três vertentes da corrida.

Na apresentação do evento, Jorge Teixeira, o diretor da corrida, destacou que a prova já possui o grau bronze e ambiciona subir de nível, tendo como objetivo imediato a prata, o que passa por ter mais e melhores atletas.

“É a maior de Portugal”, afirmou Jorge Teixeira, citado pelo Sapo 24, sublinhando que é “a única em Portugal que tem o seu percurso homologado pela IAAF”, a Associação Internacional de Federações de Atletismo, e também “a mais participada do país”.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, considerou tratar-se de “uma excelente maratona, que ombreia com as melhores do mundo” e que este ano integra ainda o campeonato nacional da distância.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo este responsável, a Maratona do Porto “já tem praticamente as condições” para o grau ouro, o que a colocaria entre a elite mundial da distância.

“Só temos capacidade para ter 7.500 atletas na maratona”, avançou Jorge Teixeira, adiantando que a organização pretende chegar aos “10.000 para o ano”.

Os participantes estrangeiros representam “41% do total”, provenientes de “71 países” e em média permanecem na cidade “cinco dias”, daí resultando, segundo estima Jorge Teixeira, um “impacto económico de 12 milhões de euros”.

A França é o país estrangeiro mais representado neste evento, com 970 inscritos, seguindo-se a Espanha, com 535, a Itália, com 221, o Brasil, com 213, e a Alemanha, com 158.

A 15.ª Maratona do Porto começa junto ao Sealife Porto, com partida às 9h, e termina no Queimódromo do Porto, no Parque da Cidade. Pelo meio, há lugar para “visitar” as cidades de Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem