Pingo Doce Encomendas

Mar Shopping Matosinhos convida a repensar a Black Friday de forma mais “consciente e responsável”

Mar Shopping Matosinhos convida a repensar a Black Friday de forma mais “consciente e responsável”

“Love Your Stuff for longer”, em português “Desfrute das suas coisas por mais tempo”, é o mote da campanha, lançada pela Ingka Centres, gestora global de centros comerciais, onde se inclui o Mar Shopping Matosinhos, que pretende “potenciar um consumo mais consciente e responsável durante o período da Black Friday”, que se assinala no próximo dia 27 de novembro.  

A iniciativa será promovida com diversas ações dos centros comerciais da marca, na Europa e na Rússia, sendo que, em Portugal, a campanha se desenvolve já a partir da próxima segunda-feira, 23 de novembro, e até ao próximo dia 6 de dezembro, com “Repair Cafés” e uma iniciativa de “Fashion Upcycle”. 

Ao encorajar os clientes a refletir sobre o valor a longo prazo dos produtos que adquirem na Black Friday, a Ingka Centers e os seus parceiros esperam “contribuir para que os consumidores repensem o seu ciclo de consumo, comprando apenas aquilo de que realmente precisam, preservando os artigos que adquirem e prolongando a vida dos mesmos, quer através da reciclagem, quer dando-lhes uma nova vida”.  

A campanha marca o arranque de um ano em que os centros comerciais Ingka, que fazem parte do Grupo Ingka, tal como a IKEA Retail e a Ingka Investments, desenvolverão “continuamente ações de promoção da sustentabilidade”. Em conjunto com as lojas IKEA, a Ingka Centres tem como objetivo para a próxima década “inspirar e permitir que mil milhões de pessoas adotem um estilo de vida mais sustentável, contribuindo para a preservação do planeta”.      

Repair Cafés 

Entre 23 de novembro e 6 de dezembro, o Mar Shopping Matosinhos vai realizar o “Repair Cafés”, iniciativa que se integra no Projeto CREW.  

“O lixo eletrónico ou tecnológico não para de aumentar na União Europeia, comportando enormes prejuízos para o ambiente e para a saúde humana quando não tratados ou reciclados”, salienta a Ingka Centres, que, com o objetivo de incentivar a Economia Circular e apelar à responsabilidade social, promove uma campanha de recolha de equipamentos com potencial de reparação. 

A ação visa “incentivar a reparação de equipamentos”, que, posteriormente, serão doados a instituições e famílias carenciadas das respetivas comunidades locais.  

Para colaborar, os clientes devem dirigir-se aos balcões de informações do centro comercial para entregarem pequenos eletrodomésticos que têm em casa e que já não usam ou não funcionam. “Estes serão remetidos para a LIPOR e para a ERP Portugal – European Recycling Platform (Entidade Gestora de Resíduos), que avaliarão a possibilidade de os recuperar”, explica. 

A iniciativa contará também com a partilha de vídeos explicativos acerca de reparações simples, que se podem realizar em casa, e que serão partilhadas nas redes sociais do centro comercial nos primeiros meses do próximo ano, aumentando, desta forma, o seu impacto e a possibilidade de servirem de inspiração para reparações feitas em casa.  

Fashion Upcycle   

O MAR Shopping Matosinhos acolherá ainda a iniciativa “Fashion Upcycle”, que visa fomentar a reutilização de roupa e respetiva doação a instituições de solidariedade social de Matosinhos. Durante o período da campanha, os clientes poderão doar as suas peças de vestuário no balcão de informações do centro comercial, sendo que algumas peças serão transformadas ou personalizadas pelas mãos de costureiras e posteriormente expostas no MAR Shopping Matosinhos. Findo este período, serão também doadas.  

À semelhança do que acontecerá com o “Repair Cafés”, serão também partilhadas na página de Facebook do centro comercial dicas para dar uma segunda vida às peças de roupa.   

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/ja-cheira-a-natal-na-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=201120-ta5&utm_campaign=sabebem58

Viva! no Instagram. Siga-nos.