Revista Sabe Bem 70 - PD

Máquinas de escrever Olivetti vão estar em exposição no MMIPO

Máquinas de escrever Olivetti vão estar em exposição no MMIPO

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO) inaugura no sábado, 30 de março, a exposição “Olivetti – a unidade na diversidade”.

Numa coprodução da esad–idea, Investigação em Design e Arte e da Fundação DIDAC para o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, a exposição “Olivetti, a Unidade na Diversidade” apresenta o legado do design industrial, gráfico e tipográfico da marca icónica marca italiana de máquinas de escrever Olivetti.

A mostra é composta por máquinas de escrever, materiais gráficos, tipografia e publicidade da Olivetti, momentos históricos do design industrial.

Trata-se de um empréstimo da Colección Sirvent, coleção que têm mais de 4000 máquinas de escrever.

De referir que a marca Olivetti, fundada em 1908 em Turim, pelo industrial Camillo Olivetti, tornou-se célebre pelo design das suas máquinas, pelos seus materiais gráficos e pelas inovadoras campanhas publicitárias que desenvolveu. As máquinas de escrever Olivetti democratizaram o acesso ao processamento de texto, tendo sido essenciais para dar visibilidade e autonomia a alguns dos principais movimentos sociais do século XX, como o feminismo.

A exposição ficará patente no MMIPO até 26 de maio.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem