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Mantenha-se ativo durante o confinamento. Conheça vários treinos que pode fazer em casa.

Mantenha-se ativo durante o confinamento. Conheça vários treinos que pode fazer em casa.

Caminhar, correr, pedalar, dançar ou apenas alongar. Estes são apenas cinco dos muitos exercícios que pode continuar a praticar, mesmo estando em casa. Se, por um lado, vão ajudá-lo a enfrentar mais positivamente estes dias de confinamento, por outro serão um excelente aliado para combater problemas como a ansiedade e a depressão.

Além disso, recorde-se, a prática de exercício físico ajudá-lo-á a equilibrar o peso, a reduzir o risco de doença cardiovascular e a favorecer o desenvolvimento de tecido musculosquelético (ossos, músculos e articulações), tornando-o mais saudável.

Contudo, se ainda é novato no que respeita a esta arte ou, pelo contrário, não gosta de praticar exercício físico sozinho, saiba que há inúmeras ajudas online nesse sentido. São vários os personal trainers que, neste segundo confinamento, voltaram a disponibilizar gratuitamente, nas suas plataformas digitais, sessões de treino, que pode fazer sozinho ou em família.

A pensar em todos estes benefícios e em ajudar a população portuguesa a enfrentar estes dias, naturalmente mais solitários, a Ágora voltou também a promover o “Desafio Treine em Casa”.

As sessões acontecem, diariamente, às 10h00 e às 18h00, nas páginas de Facebook e no canal do Youtube da empresa municipal e envolvem aulas de diferentes modalidades, sempre conduzidas por profissionais da área.

De acordo com o município do Porto, as aulas matinais são mais “relaxadas”, enquanto as do final do dia serão “mais intensas”. O objetivo, reforça, é “puxar” pelos participantes.

Ao fim de semana, os interessados poderão também optar pelo programa “Domingo Saudável”, marcado para as 10h00, com “treinos em tempo real, com duração de 40 a 60 minutos, pensados para todas as idades”.

A atividade é promovida pela Runporto e pode também ser acompanhada na sua página de Facebook e canal de Youtube.

Note-se que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, os cidadãos adultos praticar entre 150 a 300 minutos de atividades desportivas por semana, o que equivale a uma média de 30 minutos diários.

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