PUB
Recheio 2024 Institucional

Mais uma edição do Fantasporto chegou ao fim e o grande vencedor foi japonês

Mais uma edição do Fantasporto chegou ao fim e o grande vencedor foi japonês

Numa semana recheada de cinema por todo o mundo, os primeiros nove dias de março ficaram marcados pela 44ª edição do Fantasporto. Em mais um ano repleto do melhor cinema, o grande vencedor foi “From The End Of The World”, do realizador japonês Kazuaki Kiriya.

Recorde-se que não é a primeira vez que os japoneses se destacam no Fantasporto. Em comunicado à imprensa, a organização destaca que, num ano em que a China “se estreia em força” no festival, os nipónicos voltaram a ser o ponto forte deste evento sobre a sétima arte.

No que toca às outras categorias, tal como refere o Público, o prémio de melhor filme da Semana dos Realizadores foi entregue a David Duchovny, por causa do filme “Bucky F*cking Dent”. O prémio especial do júri, por sua vez, foi atribuído a Shadow Of Fire, de Shinya Tsukamoto.

Para além disso, noutra das categorias, a Orient Express, o grande vencedor foi Creations Of The God I: Kingdom of Storms, da autoria de Wuershan, realizador chinês. Destaca-se, ainda, que o prémio especial do júri, nesta categoria, foi entregue a The Floor Plan, de Junichi Ishikawa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por fim, mas não menos revelante, importa destacar a participação portuguesa nesta 44ª edição do Fantasporto. No cinema nacional, a grande distinção foi para Vasco Viana, com o filme Departures. Quanto ao prémio das escolas, este sorriu a Diogo Bento, estudante da Universidade Lusófona de Lisboa, com o filme “Esqueci-me que tinha medo”.

Foi mais um ano de Fantasporto e, como tem vindo a ser habitual, voltou a reinar a pluralidade. De acordo com o Público, estiveram representados mais 16 países: Japão, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, China, Filipinas, Irão, México, Índia, Estados Unidos da América, Estónia, Hungria, Canadá, Cazaquistão, Espanha e França.

Numa semana em que o grande destaque foram os Óscares, também o Fantasporto foi epicentro da ação dramática, na cidade do Porto. A 44ª edição encerra, assim, com mais uma vitória japonesa. O grande vencedor foi “From The End Of The World”, do realizador japonês Kazuaki Kiriya. Em baixo, pode ver o trailer do filme em questão.

YouTube player
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem