PUB
Philips S9000

Mais um prémio! “Mercado do Bolhão” rima com “distinção” e não é por acaso

Mais um prémio!

Mercado do Bolhão é Porto. Porto é, não raras vezes, sinónimo de vitória. Pelo menos, neste caso, de distinção. Após vários prémios que distinguiram o Mercado do Bolhão, o novo destaque vai para a sua identidade visual, que já é reconhecida internacionalmente com um “prémio prata”, por intermédio dos prémios Graphis, nos Estados Unidos.

De acordo com Eduardo Aires, a marca Bolhão assenta numa lógica de “É para sempre”, que advém de uma linha de pensamento que tem vindo a ser construída desde 2018, quando foi aberto o Mercado Temporário do Bolhão.

O designer português, com agência sedeada no Porto, refere, tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto, que “com a articulação de elementos reconhecíveis da identidade visual do Porto, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis”.

Essa associação faz-se, inclusive, a partir de elementos semióticos associados à marca. O próprio tipo de letra, assim como as cores que evidencia, assentes no azul e no branco típico dos azulejos portuenses, permitem estabelecer uma ligação entre a marca “Porto.” e “Bolhão”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Eduardo Aires acrescenta, também, que “com a memória do passado e a promessa de que ‘É para sempre’, o objetivo é comunicar que o mercado, a sua função, as suas pessoas e espaços estão de volta à cidade para um compromisso duradouro” (via Porto.).

O Mercado do Bolhão vê-se, assim, mais uma vez, distinguido, pela Graphis, que já existe desde 1944, sendo de alto gabarito, enquanto à sua credibilidade e rigor nas distinções que efetua.

Destaca-se, ainda, que não é a primeira vez que o Porto se vê representado nos Graphis Awards, sendo que, por exemplo, a campanha contra o coronavírus lançada em 2020, o redesenho gráfico do Teatro Municipal e as obras “Livro Moldura Porto” e “Catálogo de Fotografias Porto” tinham sido já alvos de destaque.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce