PUB
Junta da Galiza

Mais um prémio internacional! Mercado do Bolhão distinguido pela sua sustentabilidade

Mais um prémio internacional! Mercado do Bolhão distinguido pela sua sustentabilidade

Mercado do Bolhão rima com “distinção” e algo nos diz que não é por acaso. Isto porque, mais uma vez, o emblemático espaço da cidade Invicta foi distinguido pelo seu trabalho de restauração e modernização. O prémio foi atribuído pelo Urban Land Institute (ULI), esta semana, na capital dinamarquesa, Copenhaga.

Na cerimónia, estiveram alguns dos principais nomes do município. Desde já, e como não poderia deixar de ser, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, a vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, o arquiteto responsável pelo projeto, Nuno Valentim, e o assessor do gabinete do mercado, Francisco Rocha Antunes.

O principal objetivo dos ULI Europe Awards é atribuir o devido reconhecimento a projetos públicos, privado ou sem fins lucrativos, nos quais o grande destaque vá para a sua vertente ecológica.

Tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto, “os prémios celebram a excelência nas práticas de utilização do solo em todo o processo de desenvolvimento, com critérios que incluem planeamento, construção, economia, gestão, sustentabilidade e resiliência, impacto na comunidade, e arquitetura e design“.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesse sentido, avaliam-se projetos que sejam bem sucedidos sob um ponto de vista financeiro, mas que, ao mesmo tempo, consigam adotar estratégias capazes de corresponder às necessidades ambientais que os tempos atuais impõem.

Após ter sido, numa primeira fase, enquadrado como finalista, “o Mercado do Bolhão conquistou a preferência do júri face aos projetos de requalificação da histórica Liberty Tower, em Milão, da antiga Préfecture de Paris, Morland Mixité Capitale, do MULTI, que transformou a antiga sede da Philips no primeiro edifício de escritórios neutro em carbono de Bruxelas”, assim como das “Scholen van Morgen”, uma infraestrutura de escolas adaptáveis (via Câmara do Porto).

O Urban Land Institute atua, desde 1979, com o fito primordial de valorizar aqueles que utilizam o solo de forma sustentável. Foi esse o caso do Mercado do Bolhão, que mais uma vez está de parabéns, ao arrecadar o prémio dos ULI Global Awards for Excellence.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce