PUB
Recheio 2024 Profissional

Mais distinções para o Porto! Desta vez em prémio internacional de Arquitetura

Mais distinções para o Porto! Desta vez em prémio internacional de Arquitetura

Porto e prémios: eis uma parelha que costuma andar sempre de mãos dadas. Ao que tudo indica, a “relação” é para continuar, até porque se renovaram os “votos”. Desta vez, a cidade Invicta foi distinguida pela arquitetura ímpar da residência universitária Hoso.

De acordo com o Porto Canal, esta venceu a categoria “Multi-Unit Housing” dos prémios “Architizer A+ Awards”. Os edifícios a serem analisados compreendiam entre 5 a 15 andares. 

Posto isto, outro grande destaque foi mesmo para a Torre 15, em Leça da Palmeira, em Matosinhos. A diferença é que a categoria em questão compreende edifícios com mais de 16 andares.

Em ambos os projetos, há um denominador comum: chama-se OODA. A empresa é sediada em Matosinhos e têm particular inclinação para conceber edifícios dignos de prémios importantes.

Recorde-se que o Hoso, tal como informa a mesma fonte, fica localizado no polo universitário da Asprela. O edifício visa explorar ao máximo “a utilização do espaço, onde os módulos centralizam as infraestruturas, com planos abertos para o exterior”, como refere a empresa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já na Torre 15, que também foi um grande destaque destes prémios, o que a empresa procurou foi estimular “a diversidade e a unidade, catalisando um espaço público dinâmico que incentiva a interação da comunidade” (via Porto Canal).

A OODA vai mais longe e ainda explica o que é que esteve na base da inspiração deste edifício. Estes dão conta que o edifício teve como referência o que se vê “nos contentores empilhados no Porto de Leixões”.

Nunca é demais salientar a relevância deste prémio, que contempla mais de 5000 projetos oriundos de mais de 80 países. Entre estes, existem 68 categorias, que vão desde a habitação à hospitalidade, passando pelo desporto, paisagismo e muito mais.

Fotografia: OODA

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem