PUB
Recheio 2024 Institucional

Mais de um milhão de portugueses já não come carne

Mais de um milhão de portugueses já não come carne

Um novo estudo da Intercampus, sobre os hábitos alimentares da população portuguesa, revela que 1 milhão e 200 mil portugueses já estão a tirar a carne do prato.

Segundo as informações recolhidas, 88% dos inquiridos é omnívoro (come produtos animais e vegetais), percentagem mais notória nos homens (91%) do que nas mulheres (84%), sendo a razão principal para o fazer «o prazer de comer» (72%).

Por outro lado, as mulheres (11%) seguem mais o regime flexitariano (aumento do consumo de vegetais e a redução da ingestão de carne) do que os homens (6%), sendo ambos 8% do total da sondagem e apresentando a «prevenção e cuidado com a saúde» como a principal razão da opção (71%).

No que toca ao «respeito pelos animais», esta é a principal razão da opção pelo regime alimentar sem carne (76%). O estudo conclui que, nos próximos seis meses, a redução do consumo de produtos de origem animal é manifestada por 33% dos inquiridos, sendo que 55% dos entrevistados pensa em substituir carne por «carne» vegetal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O documento avança ainda que 66% dos consumidores considera que o preço é a maior barreira ao consumo de alternativas à proteína animal.

“Na atual conjuntura inflacionária é fundamental também que haja uma estratégia nacional para a diversificação da produção e consumos de proteínas de base vegetal, visto que estes são cada vez mais consumidos pelos portugueses”, afirmou Francisco Guerreiro, eurodeputado independente, do Grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia, que solicitou o estudo.

“Mais que condicionar o IVA a 0% destes produtos o governo deve garantir mais apoios à produção, distribuição e consumo destes alimentos”, concluiu o eurodeputado.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem