PUB
Recheio 2024 Institucional

Mais de 120 empresas incubadas na U. Porto

Mais de 120 empresas incubadas na U. Porto
A Universidade do Porto (U.Porto) tem mais de 120 empresas incubadas, que já permitiram a criação de 1.200 postos de trabalho diretos, disse hoje o reitor da U.Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na abertura da reunião bienal da RedEmpreendia, uma rede universitária ibero-americana, o reitor da U.Porto, Marques dos Santos, afirmou que do total das empresas incubadas na Universidade do Porto, cerca de 20 já se autonomizaram.
Num estudo sobre a capacidade das universidades ibero-americanas em apoiar a criação de empresas a partir da sua investigação científica, que envolveu 17 universidades de seis países ibero-americanos, incluindo a do Porto e a de Coimbra, a Universidade do Porto surge em primeiro lugar em relação ao número de centros de investigação (61) e na segunda posição em relação ao número de patentes internacionais no período 2007-2010 (15), apenas superada pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha. Já a Universidade de Coimbra aparece como a segunda em relação ao número de centros de investigação (51) e como a que tem o parque científico mais antigo entre as instituições estudadas.
Alfonso Cruz, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, compilou e analisou os dados sobre inovação e empreendedorismo das 17 universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal, através de 42 indicadores mensuráveis agrupados em quatro temas principais: “Capital Humano”, “Recursos e Infraestrutura”, “Instituições e Serviços” e “Resultados e Formação de Capacidades”. O trabalho, intitulado “Análise das atividades de Investigação + Desenvolvimento + Inovação + Empreendedorismo das universidades Ibero-americanas”, será apresentado na quinta-feira, no salão nobre da reitoria.
Esta é a primeira vez que a Universidade do Porto acolhe a reunião bienal da RedEmprendia, uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo nas universidades.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3