PUB
Recheio 2024 Institucional

Mais 90 ninhos de vespa asiática eliminados em Gondomar e Matosinhos este ano

Mais 90 ninhos de vespa asiática eliminados em Gondomar e Matosinhos este ano

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Números revelam aumento significativo das intervenções face às realizadas em 2014.

Este ano, foram eliminados 47 ninhos de vespa asiática em Gondomar e 45 em Matosinhos, segundo anunciaram, recentemente, as autarquias locais. Os números mostram um aumento significativo das intervenções em relação às que foram realizadas em 2014.
De acordo com o autarca de Gondomar, Marco Martins, desde janeiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) registou 105 ocorrências de munícipes a informar da presença de ninhos de vespas asiáticas, tendo sido validados 54 casos, o que corresponde a 48% de falsos alarmes. Em comparação, no ano passado foram seis os ninhos de vespa eliminados pelo SMPC de Gondomar. Em Matosinhos, são detetados dois a três novos casos por semana, sendo que, só na última semana, “foram destruídos 13 ninhos”.
A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie não-indígena, predadora de insetos, entre eles a abelha europeia, encontrando-se, conforme dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, circunscrita a concelhos do norte do País. Em cada ninho podem encontrar-se até dois mil espécimes. A picada não é mais grave do que a de uma vespa autóctone, mas casos fatais já foram registados, sobretudo devido a alergias resultantes da picada, que levam à morte por asfixia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem