A Câmara Municipal do Porto concedeu mais 16 habitações sob o regime de renda acessível. Para o 24º sorteio de arrendamento e subarrendamento a preços acessíveis, foram aceites 116 candidaturas válidas. Localizados em várias áreas da cidade, os imóveis têm tipologias que variam de T1 a T4.
Entre as 16 habitações atribuídas, destacam-se aquelas provenientes da reabilitação de dois edifícios no coração do Centro Histórico. Tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto, estes edifícios encontravam-se num mau estado de conservação e foram recentemente visitados pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
No programa de arrendamento acessível, as habitações são disponibilizadas a preços pelo menos 20% mais baixos do que os praticados no mercado. Além disso, existe a possibilidade de atribuição de subsídios à renda em casos especificados nas “Condições para Atribuição de Habitações”.
O sorteio foi conduzido por um júri presidido por Cristina Guimarães, diretora da área jurídico-administrativa da Porto Vivo, SRU, a empresa municipal responsável pela realização dos sorteios de arrendamento acessível promovidos pela autarquia.
Destaca-se, ainda, a possibilidade de assistir ao sorteio oficial através do vídeo disponível no canal de Youtube da Câmara Municipal.