Os dados são do Observador Cetelem que, através de um estudo realizado a 600 pessoas, entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental concluiu que, à semelhança dos anos anteriores, as compras de Natal são realizadas maioritariamente em lojas de centros comerciais (76%), valor que representa uma subida de 6% em relação a 2018.
Já em super/hipermercados são feitas 41% das compras, verificando-se uma ligeira quebra de 4% em relação ao ano passado (45%). Uma quebra que acontece também no comércio tradicional, que apresenta menos 2% de procura face ao ano passado.
A investigação mostrou ainda que, este ano, a internet ganhou relevo nas compras de Natal, com 10% a recorrer a plataformas online para o fazer, o que representa um aumento de 7% face ao ano transato. “Online, os portugueses procuram comprar principalmente vestuário (53%), com uma subida substancial face a 2018 (19%), produtos culturais como livros e CD’s, (46%, valor que desceu comparado a 2018, 81%) e brinquedos (44% face aos 38% em 2018). Os perfumes encontram-se em quarto lugar com 28%”, destaca a nota divulgada.
No entanto, apesar do número de inquiridos que escolhe a internet para comprar os seus presentes ter aumentado, o valor que pretendem gastar nas compras online diminuiu cerca de 69€ face a 2018, cujo valor estimado era de 203€. Este ano, os portugueses esperam gastar apenas 134€.