PUB
Recheio 2024 Profissional

Maioria dos portugueses quer eleições antecipadas se OE chumbar

Maioria dos portugueses quer eleições antecipadas se OE chumbar

, sendo que a maioria votou nos três partidos de esquerda nas últimas eleições legislativas de 2011, segundo o barómetro i/Pitagórica. Não muito atrás surge a possibilidade de uma remodelação do governo. Mesmo que não haja eleições ainda este ano, 38,5% dos participantes na sondagem de março subscreve a ideia de que Cavaco Silva deveria assumir um papel interventivo junto do governo, no sentido de forçar o primeiro-ministro a renovar algumas das pastas.
Quase metade dos inquiridos (47,7%) defendem também que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, deverá, sem mais demoras, apresentar a sua demissão ao presidente da República no caso de um chumbo ao OE pelo segundo ano consecutivo.
Neste caso, Cavaco teria que ponderar se convidaria o PSD (ou outro partido) a indicar um novo primeiro-ministro ou se convocaria eleições antecipadas. A opção da demissão do governo é mais popular entre os inquiridos das classes A e B e entre os eleitores que nas legislativas de 2011 votaram na CDU. No entanto, 46,9% dos inquiridos admitem outros cenários. Entre esses, 32,6% defende que o orçamento deve ser retificado e Pedro Passos Coelho deve refrescar a composição do governo. Ainda entre os que afastam o cenário de eleições antecipadas, mas em menor número, 14,3% considera a possibilidade de que à retificação do Orçamento se siga a apresentação de uma moção de confiança na Assembleia. Em relação ao Tribunal Constitucional, 89,7% dos 503 inquiridos na sondagem considera que se vai esgotando o tempo para uma posição oficial sobre o OE, passados quase três meses sobre a entrega do documento pela presidência da República.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil