PUB
Recheio 2024 Institucional

Maior Super Lua do ano acontece quarta-feira

Maior Super Lua do ano acontece quarta-feira

Falta pouco mais de um dia para Portugal assistir à segunda, e ao que tudo indica maior, Super Lua do ano. O momento acontece na quarta-feira, 26 de maio, pelas 21h14, hora em que a Lua vai nascer e apresentar uma dimensão maior do que o normal, devido à proximidade a que estará da Terra. 

“Às 12h14 (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia, tendo atingido o perigeu no mesmo dia às 02h49 (a 357 310,962 quilómetros da Terra), e estando os dois acontecimentos apenas desfasados entre si de 09h25”, lê-se na nota divulgada pelo Observatório Astronómico de Lisboa. 

O fenómeno vai ocorrer durante um Eclipse total da Super Lua, que, segundo a mesma fonte, não será visível em Portugal, por ocorrer à luz do dia.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Super Lua vai manter-se ainda no dia 27 de maio. Nesse dia, nascerá um pouco mais tarde, às 22h29, “e continuará a parecer maior do que o habitual, visto que o satélite ainda se encontrará bastante próximo da Terra”. 

De referir que se dá o nome de Super Lua quando o satélite se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110 por cento do perigeu da sua órbita. 

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz