Todas as famílias maiatas que estejam à espera de uma criança podem participar na campanha “1 maiato, 1 árvore, 1 amigo”.
A iniciativa, lançada pela Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro do Ambiente, no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), pretende “reforçar o compromisso pela importância do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no concelho, humanizando o ato e fomentando uma relação mais afetuosa entre os cidadãos e as árvores”.
A campanha prevê a plantação de uma árvore por cada maiato recém-nascido. A tarefa será levada a cabo pelos seus pais, em data e local a definir.
“O equilíbrio ecológico das grandes cidades é um fator primordial ao desenvolvimento sustentável, para o qual as áreas verdes urbanas e, especificamente as árvores contribuem muito significativamente”, aponta o presidente da Câmara da Maia. António Silva Tiago considera que “a iniciativa integra-se na estratégia de combate às alterações climáticas que tem vindo a ser prosseguida pelo Município e tem tanto mais significado quanto a Maia é um concelho jovem e em crescimento, pelo que vão ser plantadas muitas árvores”.
De modo a reconhecer a responsabilidade ambiental deste gesto, será entregue um Certificado de Participação, onde o recém-nascido é declarado como “Maiato, Amigo da Natureza”, constando no mesmo a sua identificação e a árvore plantada, que será, deste modo, atribuída simbolicamente ao novo maiato.
Segundo a autarquia, as inscrições podem ser feitas através do formulário disponibilizado na página do Ambiente no site da Câmara Municipal da Maia e a plantação das árvores será feita na época apropriada, sendo agendada atempadamente.