CMPorto

Maia vai homenagear “alma empreendedora” da cidade

Maia vai homenagear “alma empreendedora” da cidade

A Praça Doutor José Vieira de Carvalho vai receber este mês a escultura Zmork para a Maia, da autoria de Robert Schad.

Com 15 metros de altura, a escultura “homenageia a alma empreendedora da Maia”, adianta a autarquia.

A escultura Zmork para a Maia representa, nas palavras de Robert Schad, “as forças positivas presentes na alma urbana e empreendedora desta cidade”. “Três braços envolvem um novelo de aço e erguem-no nos ares. As barras de aço da escultura crescem naturalmente, como uma planta que se ergue do solo. São um corpo de braços erguidos, uma bailarina em pontas que dança no largo principal da cidade. Apesar de ser rígida e pesar muitas toneladas, visualmente a escultura transmite leveza e movimento, um movimento que se detém por um instante no momento do nosso olhar. O tempo dominado pelo aço, parecendo estático”, diz o escultor, que é o autor da Cruz Alta, o maior crucifixo do mundo que está implantado no Santuário de Fátima, e que foi fabricado por uma serralharia maiata, de Santa Maria de Avioso.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, explica que “a decisão de fazer a escultura foi tomada em 2019 e o Município, como pessoa de bem, honrou o compromisso assumido, tanto mais que o objeto é produzido por uma empresa maiata. Assim, não só qualificamos o espaço público como apoiamos o tecido empresarial da Maia”.

A obra a colocar na praça do Município será construída pela Indimesa, empresa de Milheirós.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem