PUB
Recheio 2024 Institucional

Maia promove visitas à Quinta da Gruta e trilho no Parque de Avioso

Maia promove visitas à Quinta da Gruta e trilho no Parque de Avioso

Para desconfinar na natureza, a Câmara da Maia promove, durante este mês de setembro, visitas guiadas à descoberta da Quinta da Gruta e ao trilho da floresta no Parque de São Pedro de Avioso.

Os programas destinam-se a famílias e são gratuitos. No entanto, são de inscrição obrigatória, que podem ser feitas através do e-mail [email protected]. Os grupos estão limitados a um máximo de 18 elementos e o uso de máscara é obrigatório.

O Trilho da Floresta será percorrido nos dias 7, 9, 12, 16 e 25 de setembro. Já a descoberta da Quinta da Gruta acontece nos dias 8, 10, 15, 19 e 23 de setembro.

A Quinta da Gruta é “um dos espaços mais bonitos da Maia e uma das peças mais valiosas do património Municipal”.

Inicialmente adquirido pela Câmara Municipal para a construção de uma escola preparatória, foi depois decidido transformar este espaço num Complexo de Educação Ambiental.

Segundo indica a página de internet do espaço, a construção do palacete remonta aos inícios do século XX. O projeto de reconversão do espaço é de autoria do arquiteco João Álvaro Rocha. O espaço abriu ao público em agosto de 2001.

Já a Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta abriu as sua portas em  2007, disponibilizando um vasto leque de atividades de Educação Ambiental, dirigidas a toda a comunidade, com especial destaque para os estabelecimentos de ensino.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De referir que o espaço conta ainda com quinta e hortas pedagógicas e piscinas, entre outras infraestruturas.

O Parque de Avioso – S. Pedro tem uma dimensão de cerca 30
hectares e possui à volta de 4,5 km de percursos pedestres. O espaço dispõe de parque infantil “moderno e original que faz a delícia dos mais novos”, uma zona de restaurante e cafetaria com esplanada.

“A partir da esplanada, somos convidados a imaginar e sentir a harmonia que povoa o parque, seja pelos arvoredos informais, típicos de uma floresta espontânea, seja pela paisagem que se adivinha avistar do cimo de uma das torres de vigia”, refere a página da Câmara da Maia.

“Os percursos ladeados por árvores e arbustos de variadas espécies vegetais como o carvalho, o sobreiro, o pinheiro ou o eucalipto (com o seu aroma revitalizante!), convidam ao passeio e à prática desportiva. Seja a pé ou patins, aqui encontra 4,5 Km de extensão de trilhos para descontrair. Através das ciclovias, poderá também desfrutar do parque com bicicleta”, acrescenta.

Segundo avança o Notícias da Maia, a autarquia maiata, através do seu pelouro do Ambiente, vai ainda promover ações de educação ambiental na natureza para estabelecimentos de ensino, ATL’s e entidades similares. Estas atividades específicas decorrem no rio Leça (da Nascente até à Foz), no Parque de Avioso (Trilho Interpretativo da Floresta) e na Quinta da Gruta (Agricultura Biológica e Compostagem, Animais da Quinta, Conhecer as Plantas da Quinta da Gruta).

Foto: CM Maia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem