PUB
Junta da Galiza

Maia promove Feira das Cebolas este fim-de-semana

Maia promove Feira das Cebolas este fim-de-semana

As festas do Castêlo da Maia começam já esta quinta-feira, dia 25, e prolongam-se até domingo, com a tradicional romaria em honra de Santo Ovídio e a recriação da Feira das Cebolas. O programa da iniciativa já é conhecido e, tal como acontece em anos anteriores, as festas decorrem na Praça 5 de Outubro e no Monte de Santo Ovídio.

A Câmara Municipal da Maia salienta, na sua plataforma, a recriação da Feira das Cebolas, afirmando que o evento pretende salvaguardar o “património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes” do concelho.

A cebola é a figura central, quer seja ao natural ou nos petiscos de gastronomia portuguesa, confecionados no local pelos grupos de folclore que participam na Feira. “Aqui podem ser adquiridas as cebolas e uma mão cheia de experiências e vivências, de uma tradição secular que se espera que seja perpetuada ao longo dos tempos”, frisa a autarquia.

Assim, no dia 25, pelas 19h são abertas as tasquinhas decorre o desfile equestre organizado pela Coudelaria Silva Campos. Às 21h é inaugurada a iluminação e, pelas 21h30, dá-se início à noite de fados, com Nelito Marques, na guitarra portuguesa, na viola baixo, Tony Guimarães, e como fadistas, Conceição Brito, Andreia Ribeiro e Jaime Martins.

Na sexta-feira, às 18h, será realizada a abertura do Mercadinho de Artesanato e Produtos Locais, em funcionamento até à meia noite, pelas 20h30 atua o grupo musical «Jones And CO» e mais tarde, às 22h, as «Bombocas» vão animar todos os presentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no sábado, a programação das festas, começa um pouco mais cedo, pelas 9h com a abertura da Feira das Cebolas e ainda animação da Feira das Cebolas pelo Museu de História e Etnologia da Terra da Maia com a participação do grupo de folclore «Os Fontineiros da Maia» (com confeção de petiscos e iguarias regionais de outros tempos).

Entre outras atividades, que irão decorrer ao longo do dia, destaca-se a realização do Festival Folclórico, pelas 15h30, o concerto de Tanya, às 22h, e o fogo de artificio, às 23h45.

No último dia, domingo, irão decorrer diversas iniciativas, entre as quais, a missa campal, pelas 16h30, segue-se a procissão, às 17h30, e pelas 18h30 acontece o encerramento das festividades com o concerto da Banda de Musica de Rio Tinto.

Foto: Visit Maia

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce