PUB
PD - Revista Sabe Bem

Maia convida a conhecer o município com caminhadas gratuitas

Maia convida a conhecer o município com caminhadas gratuitas

A Câmara Municipal da Maia desenvolveu a iniciativa “Percursos na Maia” que visa dar a conhecer o concelho através de caminhadas gratuitas ao fim de semana. Os primeiros percursos acontecem já este sábado, 20 de maio, e domingo, dia 21.

“As atividades foram pensadas para serem realizadas no fim-de-semana, permitindo um dia diferente, com ações que promovem o conhecimento e a valorização do património cultural e natural da Maia”, informa a nota de imprensa do município.

As quatro caminhadas propostas têm diferentes temas, sendo que cada uma oferece uma experiência imperdível, promovendo “a cultura, o desporto e o contacto com a natureza”.

O percurso do dia 20 de maio, “Vilar de Luz”, é dedicado aos “aventureiros”. Com partida às 10h00, na Capela Nossa Senhora da Luz, segue pela Rua da Fonte e Rua do Ribeiro, passando por “caminhos agrícolas e florestais” até chegar ao Aeródromo Municipal de Vilar de Luz. Durante o percurso, “os participantes poderão ver zonas arbóreas recentemente plantadas de flora autóctone, áreas envolventes, instalações para radio modelismo e um pequeno lago”. As atividades propostas são ao estilo de “exercício militar”, com desafios e corridas de obstáculos inspiradas no crossfit (com diferentes níveis de esforço), “mas sempre com foco na diversão e interajuda”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já o percurso de domingo, 21 de maio, “Caminhos Rurais de Folgosa”, é destinado ao público “mais sénior”. Tem início às 10h00, na Junta de Freguesia de Folgosa, e o “itinerário percorre um conjunto de caminhos rurais com ligação a terrenos com atividade agrícola, permitindo a observação de conjuntos relevantes de património edificado”. Um instrutor de zumba vai animar os participantes e prepará-los para o desafio com um aquecimento, numa aula de grupo, a ter lugar nos Jardins em frente à Igreja de Folgosa.

“Os percursos constituem uma rede temática que permite aos visitantes desfrutar da paisagem e da natureza, através da contemplação e exploração da biodiversidade da Maia. Estes itinerários visam criar novas experiências pelas zonas mais rurais do concelho, para todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam a Maia”, afirma António Silva Tiago, presidente da autarquia.

A iniciativa repete-se no próximo fim de semana, com a “Rota Produtos da Terra”, dedicada às famílias, e a visita aos “Lugares no Alto de Folgosa e São Pedro Fins” pensada para os amantes de fotografia, nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente, com programa detalhado a ser divulgado brevemente.

As inscrições para os “Percursos na Maia” são limitadas e obrigatórias, podendo ser feitas através deste link.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem