Sogrape

Maia aposta na valorização dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Maia aposta na valorização dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

O município da Maia avançou com o projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, que pretende “melhorar as infraestruturas de apoio a estes resíduos”. 

Através da empresa municipal Maiambiente, associou-se à Lipor, para a gestão deste projeto, que se “materializou através da adaptação e reabilitação dos ecocentros de Moreira e Nogueira”. “Esta melhoria de condições permitirá aumentar a receção e valorização dos REEE, potenciando a sua reutilização e reciclagem”, aponta o município. 

Os ecocentros selecionados foram, assim, alvo de obras de requalificação, tendo sido também “reforçada a segurança dos locais, através da instalação de câmaras de vigilância e dos demais equipamentos de suporte”. 

Além disso, o projeto contou, ainda, com o fornecimento de quatro caixas metálicas adaptadas para a receção dos REEE, sendo que, futuramente, indica o município, estarão disponíveis nove contentores móveis com o propósito de realizar ações de sensibilização junto da população.   

Aprovado no âmbito do programa de cooperação Espanha-Portugal, através do Programa INTERREG V – A POCTEP 2014-2020, o ESTRAEE permitirá “impulsionar a preparação para reutilização como uma opção prioritária em matéria de gestão de REEE”. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes