PUB
PD- Literatura Infantil

Magia do Natal invade Matosinhos

Magia do Natal invade Matosinhos

A partir do dia 29 de novembro, o município de Matosinhos vai entrar oficialmente no espírito natalício, com a inauguração do primeiro grande espetáculo de luz, cor e som, com cerca de 200 mil pontos luminosos, protagonizado a partir de uma estrutura inovadora montada mesmo em frente ao edifício dos Paços do Concelho. “Um momento imperdível”, segundo a Câmara Municipal, agendado para as 18h00, e que voltará a repetir-se, todos os dias, pelas 17h30, 18h30, 19h30 e 21h30 e às sextas-feiras e sábados também às 22h30.

O arranque oficial da programação de Natal ficará também assinalado por um espetáculo de fogo de artifício, seguido de um concerto de Gisela João, no Jardim Basílio Teles, com a apresentação das novas canções da fadista e dos seus principais êxitos. No mesmo dia, abrirá também portas, no Jardim Basílio Teles, a FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos, que contará com cerca de 80 expositores com artesanato para todos os gostos e as tão ansiadas iguarias que vão dos queijos, aos doces e aos enchidos.

A inauguração das tradicionais iluminações, que, este ano, voltam a encher de cor mais de 30 das principais ruas e avenidas das várias freguesias do concelho, acontece também a 29 de novembro. A Rua Brito Capelo, uma das tradicionais artérias de comércio do concelho, será, também, um dos grandes polos de animação natalícia de Matosinhos, uma vez que será o ponto de partida e de chegada “de uma divertida viagem virtual à terra do Pai Natal”. “Uma experiência aberta a todas as idades, num espaço instalado numa loja situada no edifício da «Antiga Câmara», ideal para ser vivida em família e com amigos”, convida a autarquia.

Além disso, será, ainda, palco da “Parada de Natal”, num percurso festivo com desfile de figuras alusivas à quadra natalícia que ligará os Paços do Concelho e o Mercado Municipal, passando pela Brito Capelo, com sessões nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, pelas 11h30. Também o espetáculo “Os Soldadinhos de Chumbo” vai andar pelo concelho com animações em várias freguesias nos dias 8, 15 e 28 de dezembro, numa apresentação que permitirá a interação do público com esta fanfarra militar.

Da vasta programação preparada para esta época, destaque também para o concerto com Rita RedShoes no dia 7 de dezembro, e o concerto com Valas, no dia 14 de dezembro, ambos agendados para as 18h00, no Jardim Basílio Teles.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A animação musical será, por isso, uma constante um pouco por todo o concelho, com realça também para o concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), já nos dias 1 e 8 de dezembro, na Igreja da Senhora da Hora e no Salão Paroquial de Perafita, respetivamente, e no dia 7, o concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos e vários músicos convidados no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. A 13 de dezembro, realiza-se na Igreja de Matosinhos, o concerto com Ensemble Vocal Pro Musica e a 21 de dezembro o Concerto de Natal, pela Orquestra de Famílias de Matosinhos, no Mercado Municipal.

De referir que entre os dias 14 a 21 de dezembro, o “Dancem Todos Inverno” vai levar ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery oito escolas de dança com performances que vão contribuir para abrilhantar ainda mais este Natal e, no dia 1 de dezembro, pelas 16h30, um espetáculo trará um excerto do bailado “Aladino” ao espaço diante dos Paços do Concelho. Ainda no Teatro Municipal, a “Rena Constipada” vai alegrar o Natal dos mais pequenos com duas sessões de teatro nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro e a Festa da Poesia completa “este bonito cenário” nos dias 7 e 8 de dezembro com uma série de atividades para todos os gostos e idades.

Não esquecer ainda que, à semelhança do ano passado, o comércio tradicional vai atribuir prémios “aos clientes mais fiéis”, numa campanha que decorre entre 7 de dezembro e 6 de janeiro e que, pela primeira vez, se estende a todo o concelho, com vários sorteiros e 25 vales de compras nas lojas aderentes, com prémios entre os 50€ e os 500€.

As melhores montras dos estabelecimentos comerciais do município também serão premiadas no Concurso “Montras de Natal”, de 14 de dezembro a 6 de janeiro, uma iniciativa que este ano também está, pela primeira vez, aberta aos espaços comerciais de todo o município que se inscreverem.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem