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Lusófona promoveu primeiro simulacro no rio Douro

Poseidon 13 é um exercício simulacro, preparado pela licenciatura em Engenharia de Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto, de embate entre duas embarcações turísticas que permitiu testar e treinar a coordenação e articulação dos agentes de proteção civil com intervenção neste tipo de acidente, bem como avaliar os planos de emergência das embarcações, o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro, os conhecimentos técnicos dos bombeiros neste tipo de acidente específico, com baixa probabilidade de ocorrência. Esta foi a primeira vez que um exercício do género foi realizado, mas que para além de responder a um imperativo legal tem sido uma necessidade e uma preocupação dos principais responsáveis destas áreas.
Testar e treinar a coordenação e articulação dos agentes de proteção civil perante este tipo de acidente assim como avaliar os planos de emergência das embarcações, o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro, os conhecimentos técnicos dos bombeiros neste tipo de acidente específico, são os objectivos deste exercício. A Universidade Lusófona pretende contribuir para a segurança da navegabilidade do Douro e melhorar a eficácia do socorro em caso de acidente.

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Cinquenta e seis meios de socorro e duzentos e cinquenta participantes diretos
De acordo com Artur Costa, diretor da licenciatura “a intensificação da exploração turística do Douro resulta num grande congestionamento de embarcações naquela zona do Douro” e o “risco de acidente naval constitui uma preocupação crescente dos responsáveis pela proteção e socorro, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Autoridade Marítima e os próprios municípios ribeirinhos. Portanto, a proposta para a realização do exercício, que foi feita no âmbito do trabalho de um estudante, foi de imediato acolhida por muitas entidades envolvidas, que a ele aderiram sem reservas”.
Deste exercício fizeram parte cinquenta e seis meios de socorro (entre carros de bombeiros, ambulâncias, embarcações e carros de comandos) das trinta e duas entidades envolvidas e cerca de 250 participantes diretos. Estiveram envolvidas importantes meios terrestres e navais incluindo ANPC (CDOS Porto), Autoridade Marítima, INEM, GNR, PSP, IPTM, APDL, Consulado Britânico, SEF serviços de proteção civil e várias corporações de bombeiros do Porto e Gaia, Douro Azul SA e Via Douro, Lda., entre outros.

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