PUB
Recheio 2024 Institucional

«Mamã» foi o grande vencedor do Fantasporto 2013

«Mamã» foi o grande vencedor do Fantasporto 2013

Na Semana dos Realizadores o mais premiado dos cineastas do Fantasporto, Karen Shakhnazarov, volta a triunfar com “White Tiger”, dividindo os principais prémios com Kim Ki-Duk e o seu deslumbrante “Pietá”. Tendo tido honras de abertura do Fantasporto, com a presença dos irmãos Muschietti, “Mamã” arrebatou o Grande Prémio Fantasporto 2013 que acumulou com os prémios de Melhor Realização e Melhor Atriz. Depois das nomeações para óscar, nos filmes “As Serviçais” e “00.30h Hora Negra”, o desempenho da ruiva do momento, Jessica Chastain, numa nova faceta da sua carreira, conquistou o júri. Ainda na secção oficial de Cinema Fantástico a destacar o Prémio Especial do Júri atribuído à produção galega “O Apóstolo”, que conta com banda sonora do minimalista Philip Glass. No palmarés, o cinema europeu do fantástico demonstrou a sua vitalidade arrecadando a totalidade dos outros galardões em disputa. A 23ª Semana dos Realizadores, sob a égide de Manoel de Oliveira, que dá o nome aos prémios, foi partilhada por dois grandes autores do cinema mundial: Karen Shakhanazarov, com a sua reconstituição nostálgica e original das vivências da Segunda Guerra Mundial, arrebatou com “White TIger” os Prémio Especial do Júri, Melhor Realizador e Melhor Ator. O atual presidente da Mosfilm, os principais estúdios de cinema russo da atualidade, é um dos veteranos vencedores do Fantasporto. Outro dos nomes descobertos pelo festival, o sul coreano Kim Ki-Duk, ganhou os prémios de Melhor Filme e Melhor Atriz com o filme “Pietá”, confirmando que é um dos grandes realizadores em qualquer dos géneros. Na Secção oficial Orient Express o vencedor é o sul–coreano “The Grand Heist” de Kim Joo-Ho, um filme histórico com um tema sempre atual.
Escolhido para o Prémio da Crítica, “The Seasoning House” é uma história de terror baseada em factos reais.  Durante a guerra da Bósnia, jovens era torturadas para satisfazer os baixos instintos dos militares. Com a realização de Paul Hyett e com Kevin Howarth (descoberto no Fantasporto em “The Last Horror Movie”), Sean Pertwee e Rosie Day.
O cinema norueguês tem sido uma das surpresas dos últimos anos e “Thale” de Aleksandre Nordaas, inspirado numa lenda da mitologia nórdica, ganhou o Prémio do Público. Momento marcante foi a sessão especial dedicada aos 70 anos de estreia do mítico “Aniki Bóbó” que serviu de pretexto para uma homenagem ao decano dos realizadores mundiais – Manoel de Oliveira – e da protagonista feminina, Fernando Matos. O realizador confessou que aquela noite tinha sido como “um sonho”. “Só foi pena ter chegado um bocado tarde. Isto nem em Cannes”, brincou. Uma apoteótica receção de um público muito jovem e uma impressionante cobertura mediática foram o reconhecimento da sua cidade natal.

PRÉMIOS FANTASPORTO 2013
Grande Prémio Melhor Filme – Fantasporto 2013
Mama – Andrès Muschietti  ( Esp/Can)

Prémio Especial do Júri
O Apóstolo- Fernando Cortizo ( Esp)

Melhor Realização
Andrès Muschietti- “Mama” (Esp/Can)

Melhor Ator
Toby Jones – “Berberian Sound Studio” (GB)

Melhor Atriz
Jessica Chastain “Mama” (Esp/Can)

Melhor Argumento
“Forgotten”- Alex Schmidt (Alem)

Melhores Efeitos Especiais/Fotografia  
“Iron Sky”- Timo Vuorensola  ( Fin/ Alem /Australia )

Melhor Curta-Metragem
“Hotel”- Jose Luis Aleman (Esp)

23ª SEMANA DOS REALIZADORES
Prémio Manoel de Oliveira  

Prémio Melhor Filme
“Pietá”- Kim-Ki-Duk – Coreia do Sul / South Korea

Prémio Especial do Júri
“White Tiger”- Karen Shaknazarov– Rússia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Melhor Realizador
Karen Shaknazarov- “White Tiger” (Russia)

Melhor Argumento
Boudewijn Koole  , Jolein Laarman – “Kauwboy”- Boudewijn Koole- Hol

Melhor Ator
Aleksey Vertkov – “White Tiger”- Rússia

Melhor Atriz
Lee Jung-Jin- “Pietá”- Coreia do Sul/ South Korea

PRÉMIO ORIENT EXPRESS

Melhor Filme
“The Grand Heist” – Kim-Joo-Ho – Coreia do Sul/ South Korea

Prémio Especial
The Weight- Jeon Kyu- Hwan- Coreia do Sul/ South Korea

PRÉMIOS NÃO OFICIAIS

Prémio da Crítica
“The Seasoning House”- Paul Hyett- (UK)

Prémio do Público
“Thale”- Aleksandre Nordaas (Norway)

Homenagem  
Manoel de Oliveira

Prémio de Carreira 2013:
António de Macedo

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz