Revista Sabe Bem 67 - PD

Livraria José Alves

Livraria José Alves

A fundação da conceituada Livraria José Alves, na história da cidade do Porto há mais de meio século, está intrinsecamente ligada ao nascimento da “Asa”, em 1967, pela mão do escritor Américo da Silva Areal. Apenas 33 anos depois, no arranque do novo milénio, a casa ganhou o nome de José Alves, em homenagem ao novo proprietário, que desde a abertura foi funcionário da casa.

O prestígio da livraria verificou-se desde o primeiro momento, com o espaço a afirmar-se como um repositório de excelência no mercado dos livros técnicos especializados. Por aqui, já passaram ilustres personalidades, como José Augusto Seabra, Pedro Homem de Mello, José António Mota Freitas, Valente de Oliveira, Miguel Cadilhe e Daniel Bessa, partilhou com a VIVA! Maria de Fátima Miller, que assume o legado da família desde 2015.

“No período da ditadura fascista, onde alguns livros eram censurados e apreendidos pela PIDE/DGS, por diversas vezes, à chegada dos agentes, o proprietário teve de esconder, de forma ardilosa, os referidos livros sem que os mesmos se apercebessem”, indicou.

Composta por dois pisos, a José Alves, localizada no ângulo das Ruas de Aviz e da Fábrica, distingue-se pela sua arquitetura “arrojada”, a nível interior. “É composta por diversos materiais nobres, como madeira exótica importada. Além disso, apresenta um teto trabalhado a madeira em forma de teia que já mobilizou diversos estudiosos nacionais e estrangeiros, que o vieram observar e fotografar”, detalhou.

Contudo, o reconhecimento deste ícone portuense vai muito além da referência visual. Ao longo de mais de meio século de vida, a livraria tem marcado presença “nos mais prestigiados eventos livreiros”, recebendo distinções nacionais e internacionais, que atestam a qualidade e o serviço irrepreensível.

Atualmente, o espaço está maioritariamente vocacionado para o segmento do Ensino Superior em Portugal, mas não esquece o segmento empresarial e profissional. Os responsáveis trabalham, diariamente, com o objetivo de “acompanhar as necessidades do público”, seja na vertente do ensino escolar como na vertente cultural, afirmando-se como um “repositório de excelência de livros técnicos especializados nas mais diversas áreas, nomeadamente de Medicina, Economia, Gestão, Informática, Ciências Biológicas, Arquitetura, Engenharias, entre outros”.

Para Maria de Fátima Miller, ver a Livraria José Alves abrangida pelo programa “Porto de Tradição” comprova o “verdadeiro reconhecimento da importância” da casa no universo das livrarias, não só a nível local como também nacional.

Livraria José Alves
Rua de Aviz 9, Porto
Telefone 223 321 204

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=faseilustracao&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.