PUB
Recheio 2024 Institucional

Lipor já recolheu mais de 33 mil toneladas de resíduos para composto

Lipor já recolheu mais de 33 mil toneladas de resíduos para composto
Até ao fim de dezembro, a entidade prevê chegar às 43.500 toneladas recolhidas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este ano, o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) já recolheu 33.636 toneladas de biorresíduos de restaurantes, cantinas escolares, floristas e cemitérios, mais 9% do que em igual período do ano passado. Até ao final de dezembro, a entidade estima chegar às 43.500 toneladas, adiantou, esta quinta-feira, a diretora do Departamento de Produção e Logística, Susana Lopes.
Segundo explicou, os resíduos recolhidos destinam-se à produção de um corretivo dos solos que, em 2013, permitiu uma receita de 700.000 euros com a venda de 10.000 toneladas. O composto, 100% natural, é usado em produção biológica, nomeadamente em pomares, vinhas e hortícolas. “Os locais onde a Lipor faz a recolha de resíduos não recebem nenhuma compensação financeira com a venda do composto, mas a empresa assegura a recolha gratuita semanal ou trissemanal, dá formação aos responsáveis e fornece os equipamentos”, frisou a responsável.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem