PUB
Junta da Galiza

Linha Rubi da Metro do Porto tem “parecer favorável” da APA

Linha Rubi da Metro do Porto tem “parecer favorável” da APA

O avanço da empreitada da Linha Rubi do Metro do Porto, que fará a ligação entre a Casa da Música, no Porto, e Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia, recebeu “parecer favorável” por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), disponível no website da APA, “considerando os impactes positivos identificados e tendo em conta que grande parte dos impactes negativos identificados são minimizáveis, emite-se decisão favorável condicionada ao cumprimento dos termos e condições do presente documento”, lê-se na informação divulgada pelo Porto Canal, com base na consulta da Agência Lusa.

“Sublinha-se a necessidade de ser garantida a devida articulação e compatibilidade do projeto com o território e com as vias rodoviárias e ferroviárias existentes e previstas, devendo esta articulação estar patente no projeto de execução que vier a ser desenvolvido”, recorda a declaração, emitida na passada sexta-feira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Porto, as futuras estações da Linha Rubi são Casa da Música e Campo Alegre, “estando prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro”, que fará a ligação às estações de Gaia, sendo elas, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio.

Segundo a mesma fonte, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha Rubi foi disponibilizado para consulta pública no dia 12 de outubro de 2022, estimando-se que a construção da linha ficará concluída em dois anos e 10 meses.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem