RECHEIO 50 ANOS

Linha do Douro será “recuperada e reativada”

Linha do Douro será “recuperada e reativada”

O troço ferroviário do Pocinho até à fronteira com Espanha , com uma extensão de 28 quilómetros, encontra-se encerrado desde 1988 na Linha do Douro, porém, no decorrer das comemorações dos 20 anos do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, foi divulgado que o mesmo será recuperado e reactivado.

A notícia foi divulgada, durante a cerimónia, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, em Lamego, referindo que “vamos fazer a linha do Douro. É um desígnio deste território. Mal andariam os governos que não apoiassem o projecto”.

A decisão foi tomada, após muitos anos de reinvidicação, após uma votação com unanimidade dos partidos políticos na Assembleia da República, que aprovaram uma resolução a dar sequência a uma petição da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, defendendo que a linha deve ser completamente modernizada entre Ermesinde e Pocinho e totalmente recuperada até Barca d’Alva.

A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) está a fazer um estudo técnico para o troço Pocinho – Barca de Alva, que prevê que este “reabra com as mesmas características do resto da linha do Douro”. 

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal