PUB
PD- Literatura Infantil

Linha Aveiro-Salamanca é “absoluta prioridade” para Norte e Centro

Linha Aveiro-Salamanca é

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou esta quinta-feira a importância da linha ferroviária Aveiro-Salamanca, considerando-a “uma absoluta prioridade” para que as regiões Norte e Centro possam exportar para a Europa.

“Fomos dos primeiros a falar do potencial tão importante que é a Linha Aveiro-Salamanca, sempre adiada, sempre esquecida. Verificámos com preocupação que esse projeto não está consignado naquilo que são as grandes opções futuras”, disse o autarca independente aos jornalistas, no final de um encontro com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, no qual acordaram estreitar a relação entre os dois municípios. Para Moreira, as cidades do Porto e de Viseu estão muito dependentes desta ligação ferroviária, sendo “uma absoluta prioridade” para que as mercadorias de exportação deixem de depender da rodovia para chegar à Europa. “Temos o Algarve que depende do turismo, e é bom que assim seja, temos Lisboa e Vale do Tejo que depende dos serviços e turismo, e ainda bem, mas há o Norte e o Centro que dependem muito da exportação”, alertou.
Em relação às sinergias entre as cidades, Almeida Henriques confirmou existirem “grandes pontos de afinidade”, sublinhando que Viseu “tem muito a ganhar no âmbito de uma cooperação estreita, designadamente ao nível do turismo”. Por outro lado, recordando a intenção que expressou no dia da sua tomada de posse, no sentido da criação de uma Liga de Cidades, Rui Moreira admitiu que Viseu “tem uma função de extraordinária importância na região Centro e liga-se muito bem como o Porto”, devido ao “corredor vale do Douro”, o que pode “potenciar uma colaboração em várias áreas”, como turismo e cultura.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem