PUB
Recheio 2024 Institucional

Limpeza do rio Leça iniciada. Investimento é de 4 milhões de euros

Limpeza do rio Leça iniciada. Investimento é de 4 milhões de euros

Arranca esta segunda-feira a obra de limpeza e recuperação ecológica de 71 quilómetros do rio Leça, que atravessa os concelhos da Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo. O investimento é de quatro milhões de euros.

“A empreitada, dividida em quatro lotes, um por cada município, começa na Maia e, na semana seguinte, estender-se-á aos restantes três concelhos”, revelou à Lusa o diretor-executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, segundo o Porto Canal.

“A limpeza do rio deverá estar concluída até ao final deste ano, mas a associação vai pedir o prolongamento do prazo”, acrescentou Artur Branco.

O responsável explicou que algumas das ações passam por retirar resíduos; reestruturar as margens para protegê-las das erosões e das cheias; e replantar as margens.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No âmbito desta intervenção também irão “ser recuperados os açudes, mantendo a sua continuidade ecológica com rampas para os peixes já existentes e outros que chegarão no futuro”.

Recorde-se que este rio foi, ao longo dos anos, afetado com vários focos de poluição, chegando a ser apontado como um dos rios mais poluídos da Europa.

Foto: Junta de Freguesia de Ermesinde

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem