Sabor do mês PD - carne

Limite do uso sustentável de recursos naturais é atingido esta segunda-feira

Limite do uso sustentável de recursos naturais é atingido esta segunda-feira

A humanidade vai atingir o limite do uso sustentável de recursos naturais, disponíveis para este ano, esta segunda-feira, indicou, no domingo, a associação ambientalista Zero. De acordo com a nota publicada na sua página oficial, este ano, o limite será atingido três dias mais cedo do que em 2018, em que a data foi 1 de agosto.

“Todos os anos é apresentada uma estimativa sobre o dia em que a humanidade atinge o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para esse ano, ou seja, o orçamento natural, habitualmente designado como ‘Overshoot Day’ (Dia de Sobrecarga da Terra)”, sublinha, reforçando que, em 2019, esse dia é já esta segunda-feira 29 de julho.

Para a associação Zero, Portugal é “um contribuinte ativo para esta situação”. “Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que o nosso país, seriam necessários 2,5 planetas”, indica, sublinhando que, o nosso país atingiu o seu overshoot a 26 de maio.

“Atualmente, considerando a média mundial, estamos a consumir cerca de 1,75 planetas com a nossa voracidade de produção e consumo. A sobrecarga só é possível porque estamos a esgotar o capital natural da Terra, o que põe em causa o futuro da humanidade”, alerta, acrescentando que “é urgente alterar esta tendência insustentável”.

Para fazê-lo, propõe a adoção de “novas práticas”, nomeadamente na alimentação e na mobilidade. Na alimentação, a defende a promoção de uma dieta alimentar “saudável e sustentável”, com a “redução do consumo de proteína de origem animal e um aumento significativo do consumo hortícolas, frutas e leguminosas secas”.

Já aposta na mobilidade sustentável, passa, por exemplo, pela melhoria do acesso e das condições de operação dos transportes públicos.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem