Sogrape

Ligação ferroviária Porto-Vigo-Corunha encontra-se em reavaliação

Ligação ferroviária Porto-Vigo-Corunha encontra-se em reavaliação

A empresa de transportes Arriva demonstrou interesse em relançar o projeto de ligação ferroviária entre o Porto, Vigo e a Corunha.

Em declarações à Lusa, a empresa, do grupo alemão Deutsche Bahn, refere que o “projeto é interessante para a Arriva” e que “há uma procura social e interesse no projeto”.

No mesmo documento, a Arriva menciona que que “procura parceiros” para dirigir a operação” sendo que mantêm “conversações com outras empresas do setor de forma regular”, no entanto a operação apenas seguirá em frente se existirem “as condições oportunas para o projeto ser executado”, exibindo as mesmo, sendo elas a “recuperação da procura, que se resolvam os aspetos de infraestruturas” e ainda “acesso a material circulante”.

“Em Espanha não há um mercado de aluguer de comboios tão maduro como há noutros países da Europa. A disponibilidade é muito limitada, pelo que se torna necessária a compra de veículos, e isto requer prazos”, respondeu fonte oficial da Arriva à Lusa.

Esta negociação começou em 2018, em que o grupo Arriva, através da companhia Arriva Spain Rail, pediu à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola autorização para operar numa nova linha entre as duas cidades, num percurso de 342 quilómetros.

Prevê-se que o percurso seja executado em duas horas e 46 minutos, com sete paragens: A Corunha, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença, Nine e Porto-Campanhã.

A autorização para operar este serviço foi concedida em 2019 pelo regulador espanhol, autorizando a empresa pertencente à Deutsche Bahn a concorrer com o operador ferroviário do Estado espanhol (Renfe) no percurso entre o Porto e a Corunha.

No final de 2020, o Faro de Vigo noticiou que, devido à pandemia de covid-19, o projeto entraria em 2021 sem calendário definido e estava em “reavaliação”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes