São cerca de 100 mil os adeptos que estão de visita a Portugal para assistirem à Liga das Nações, que arranca já esta quarta-feira, e praticamente esgotaram os hotéis das cidades anfitriãs e dos concelhos vizinhos do evento.
A informação é avançada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que, em comunicado, fala, ainda, num “junho histórico em termos turísticos”. “Tivemos um rally que foi um sucesso, agora a Liga das Nações e ainda teremos os santos populares”, lembra Luís Pedro Martins, presidente da TPNP.
Segundo o organismo, na cidade de Guimarães, sede da Inglaterra, a capacidade hoteleira está esgotada e em Braga, onde estagia a Holanda, está muito perto disso. Por sua vez, no Porto a situação é similar, com o índice de ocupação hoteleira muito perto da lotação esgotada e nos concelhos limítrofes a ultrapassar os 80 por cento.
De acordo com um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), estima-se que a Liga das Nações possa trazer um retorno para a economia local na ordem dos 150 milhões de euros. “Para lá dos proveitos diretos, há ainda que considerar a projeção internacional do território por força das transmissões televisivas, apontando-se para cerca de 100 milhões de espectadores, segundo dados da UEFA”, reforça, ainda, o comunicado oficial da TPNP.