PUB
CMPorto

LeV – Literatura em Viagem 2013

LeV - Literatura em Viagem 2013

“Num momento em que Portugal necessita de pensar o seu futuro na Europa e no espaço lusófono, que papel devem ter os intelectuais?” é a questão à qual se pretende responder, numa iniciativa que engloba mesas de debate, homenagens, exposições e oficinas.

E num festival onde a literatura assume um papel de destaque, nada melhor do que dedicar a sessão inaugural do evento a Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa. Assim, esta sexta-feira, pelas 21h30, o Salão Nobre do Paços do Concelho vai receber a conferência de abertura do LeV, centrada nos 125 anos do nascimento de Pessoa e que contará com a participação do investigador pessoano Jerónimo Pizarro, coordenador da digitalização da biblioteca particular do poeta e decifrador da sua caligrafia – que o levou à descoberta de numerosos inéditos. Ainda no âmbito desta homenagem, haverá a dramatização do poema “Opiário”, do heterónimo Álvaro de Campos, com encenação de Luísa Pinto e interpretação de João Costa.  

lev_2Agendadas para sábado estão três mesas de debate, sendo que cada uma delas “será um ponto de partida para a definição de um ou vários caminhos”. Pelas 11:00 horas, o tema em discussão será “O elogio do liberalismo”, que juntará Pilar del Rio, Jerónimo Pizarro, Valter Hugo Mãe, Alexandra Honrado e Joel Cleto, no papel de moderador. Ao longo da conversa, os participantes vão tentar perceber se a pujança de países sul-americanos como o Brasil e a Colômbia será um bom pretexto para reforçar os laços ibero-americanos. “Podem Portugal e Espanha desenvolver uma estratégia conjunta de desenvolvimento com os países com que partilham o idioma? A que distância estamos de constituir a ‘Jangada de pedra’ de José Saramago?”, questiona, em comunicado, a organização do festival.

À tarde, por volta das 15h30, os intelectuais vão debruçar-se na temática “Portugal do nosso descontentamento”, através de uma conversa moderada por Pedro Marques Lopes e que terá como intervenientes Eduardo Pitta, José Rentes de Carvalho, Francisco José Viegas e Pedro Vieira. Neste capítulo da “viagem”, os convidados vão discutir o que falhou nos últimos 40 anos, não em termos políticos, mas na sociedade como um todo. No segundo dia do LeV 2013 haverá ainda uma terceira mesa de debate, às 17h30, subordinada à temática “Viagem ao centro do futuro”. Desta vez, os convidados presentes serão Júlio Magalhães, Afonso Cruz, Alberto Santos e Fernando Pinto de Amaral, numa sessão moderada por Miguel Soares que refletirá sobre o papel da cultura e da literatura nos próximos tempos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Depois, no domingo, às 15h30, João Luís Barreto Guimarães, Carla Maia de Almeida, Onésio Teotónio de Almeida e Teolinda Gersão vão discutir a redescoberta da importância da Língua Portuguesa. Duas horas depois, a última mesa de debate do evento integrará Luís Caetano (Moderador), Christiane Rösinger, Lucian Vasilescu, Manuel Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro e Miguel Miranda, que aceitaram o desafio de se debruçarem numa “Europa em tempos de cólera”.

lev_3Do programa do festival literário deste ano faz ainda parte uma homenagem ao letrista Carlos Tê, agendada para sábado, às 21:30, na Biblioteca Municipal, onde será possível ver duas exposições de Afonso Cruz: “Viagem pela Literatura Portuguesa”, com 32 ilustrações que retratam algumas das figuras mais importantes da área e “O Livro do Ano”, com imagens criadas pelo autor para a obra homónima. De salientar que, junto aos espaços onde decorrem os eventos do festival, haverá uma feira do livro e também um espaço lounge, onde os leitores poderão usufruir de 15 minutos de massagem gratuitos com um terapeuta profissional.

A pensar nos mais novos, o festival preparou o LeVzinho, com visitas dos escritores e ilustradores às escolas, oficinas de expressão plástica, hora do conto no elevador, caça ao tesouro das palavras, uma visita à exposição “O Mar”, com ilustrações de Afonso Cruz, e uma mesa-redonda moderada pela escritora Adélia Carvalho, em que os alunos da Escola Básica de Leça da Palmeira debaterão o tema central desta edição do Lev: a viagem ao futuro.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce