RECHEIO 50 ANOS

Lenhas & Brasas

Lenhas & Brasas

O Lenhas e Brasas abriu em junho de 2020 com o objetivo de trazer um bocadinho da Madeira até ao Porto. Com uma capacidade para 75 pessoas no interior e 40 na esplanada, este estabelecimento possui um conceito único na região.

Cristian da Silva afirma que ideia deste conceito tem também que ver com o facto dos seus pais serem da Madeira. Já o nome junta as duas formas de confecionar os diferentes pratos do restaurante: no forno de lenha e nas brasas.

Com base na gastronomia madeirense, o menu do estabelecimento contempla as tradicionais espetadas em pau de louro, que vêm diretamente da ilha. Além das espetadas de frango, picanha, gambas e atum, é possível provar também milho frito, peixe de espada preto, bifes de atum, lapas grelhadas com manteiga de alho e bolo do caco, que acaba de cozer no forno a lenha.

De forma a agradar a vários tipos de clientes estão também disponíveis no menu diferentes pizzas e francesinha. Esta iguaria tem a particularidade de ser feita em bolo do caco e o seu molho, em vez de ter vinho do porto, como habitual, possui vinho da maneira, tornando-a ainda mais característica.

Nas sobremesas o responsável destaca o bolo com mel de cana da ilha com gelado, sendo “uma espécie de brownie, mas frio”.

As espetadas são sem dúvida a imagem do Lenhas e Brasas e a par com o milho frito são os pratos mais pedidos pelos clientes.

Para Cristian da Silva o que distingue o restaurante é o facto de este ser um estabelecimento que “não existe em mais sitio nenhum do Porto: Mais ninguém vende espetadas como a tradição madeirense exige, que é em pau de loureiro. Distingue-nos também a qualidade da carne e a confeção da mesma”.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00, exceto à quarta-feira.

Lenhas & Brasas
Av. Gen. Norton de Matos 35, Matosinhos
Contacto: 22 938 1334

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal