PUB
Recheio 2024 Institucional

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tração

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tração

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tração, que dotará o Porto de Leixões de “equipamentos inovadores”, o que vai permitir à infraestrutura “servir navios de maior dimensão”, avança, em comunicado enviado às redações. 

O investimento em causa, no valor de 13,5 milhões de euros, surge como consequência do “aumento da dimensão média dos navios, que cresceram 77% entre 2006 e 2018”, obrigando “a uma maior força de tração para a realização em segurança das manobras das embarcações que escalam o Porto de Leixões”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Citado na nota divulgada, Nuno Araújo, presidente da APDL, destaca que os investimentos previstos, no qual se inclui o prolongamento do quebra-mar e a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto, vão permitir que Leixões “continue a dar resposta à procura e possa receber, em segurança, navios de maior dimensão, o que exige uma maior força de tração e a consequente renovação dos rebocadores”.  

Os novos rebocadores vão substituir outros dois com 40 anos, o que, aponta a APDL, vai ao encontro da estratégia de descarbonização que a administração portuária tem vindo a desenvolver nos portos sob sua jurisdição. “Tratam-se de rebocadores de nova geração, mais seguros e menos poluentes, contribuindo para a redução da pegada ambiental da atividade portuária”. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce