PUB
Recheio 2024 Institucional

Leilão solidário inclui peças de Siza e Souto Moura

Leilão solidário inclui peças de Siza e Souto Moura
Peças como desenhos, aguarelas, esculturas ou fotografias foram doados por dezenas de artistas para o leilão solidário que se realiza amanhã na Casa da Música e cuja receita reverte a favor da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Peças de nomes consagrados como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Armanda Passos, Nadir Afonso, Júlio Pomar, entre muitos outros, foram doadas foram pelos próprios artistas ou famílias para um leilão solidário a favor da Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).
José Carlos Oliveira, arquiteto que trabalha no atelier de Siza Vieira, conta como foi pedir um desenho aos dois prémios Pritzker portugueses: “Fui falar com o Siza, pedi-lhe um desenho e ele foi de imediato para o arquivo escolher e entregou-mo. A seguir, desci um piso, uma vez que no mesmo edifício trabalha o arquiteto Souto Moura, e pedi-lhe também um desenho”.
E assim a ideia “tornou-se numa corrente” e os próprios artistas começaram a contactar José Carlos Oliveira, coordenador da iniciativa, para doarem uma peça no sentido de ajudarem na luta contra a esclerose lateral amiotrófica.
“Há obras de artistas bastante reconhecidos que não pude integrar no catálogo, como a Graça Morais ou Pedro Cabrita Reis, uma vez que as peças não chegaram a tempo, porque vieram de fora”, disse o coordenador.
Em leilão vão estar peças como desenhos, aguarelas, esculturas, fotografia, uma peça de mobiliário e até uma jóia.
José Carlos Oliveira estima que a venda das obras de arte deve render, pelo menos, dez mil euros, verba que será entregue na totalidade à Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).
A anteceder o leilão (que tem entrada gratuita), realiza-se um jantar, pelas 20h e com um custo de €50,00, sendo que metade do valor do jantar reverterá também a favor da causa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem