Sabor do mês PD - carne

“Leica Years” apresenta 50 anos de fotografia de Alfredo Cunha

A partir de 19 de setembro, Alfredo Cunha, um dos mais conceituados fotojornalistas portugueses, expõe “Leica Years”, uma seleção de trabalhos realizados com as máquinas daquela marca, na Leica Store Porto.

A carreira profissional de Alfredo Cunha principiou em 1970, ligada inicialmente à publicidade e fotografia comercial. Destacou-se como fotógrafo da revolução de 25 de Abril de 1974, captando algumas das imagens mais memoráveis do acontecimento, entre as quais o retrato de Salgueiro Maia no Largo do Carmo.

Ao longo de 50 anos de carreira, como fotojornalista e editor-chefe de jornais como O Século, Jornal de Notícias ou Público, e como fotógrafo oficial dos presidentes António Ramalho Eanes e Mário Soares, Alfredo Cunha capturou várias histórias do país e do mundo, nomeadamente a queda do regime comunista na Roménia, em 1989, e a Guerra do Iraque, em 2003.

Na retrospetiva que vai estar patente na Leica Store Porto, Alfredo Cunha apresenta 50 anos de fotografias usando quase sempre, em exclusivo, as mais diversas câmaras Leica.

Esta é uma seleção do autor. “Os temas são a história de uma e de muitas vidas, sem sequência cronológica, como flashes da memória, recuperações e alertas. Não há aqui procura jornalística. O tempo e o lugar não contam, as imagens são o tempo e o lugar”, explica a organização.

“Do Portugal profundo ao Portugal atual, De África ao Médio Oriente, dos grupos militares às manifestações. Dos retratos ao quotidiano, um conjunto de momentos captados que nos tocam os sentidos”. Para ver, a partir de 19 de setembro, na Leica Store Porto (Rua Sá da Bandeira, 48).

A entrada é livre.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes